COWORKING é tendência em MONTES CLAROS



Economia em Montes Claros expande e cria tendência de coworking


O Norte de Minas é a região do Estado onde notoriamente a economia está em crescente desenvolvimento. A instalação de multinacionais, como a Alpargatas e Case New Holland em Montes Claros demonstra o potencial da cidade para novos empreendimentos, além de fomentar toda a cadeia produtiva, no setor de serviços, por exemplo. Esta efervescência gera novos comportamentos no mercado, o coworking é um deles; consiste na tendência mundial para o trabalho independente. O profissional paga uma pequena mensalidade para garantir toda a infraestrutura de um escritório, sem se preocupar com a manutenção do local.


“Para quem começa um empreendimento ou é autônomo, desembolsar mais de R$ 1.000 por uma sala individual pode pesar no bolso. Dessa forma, os espaços de coworking oferecem o que um escritório tem, com a diferença de que tudo é compartilhado”, explica o empresário Rodrigo Souza Gomes. Ele decidiu investir neste formato de negócio em Montes Claros devido ao grande número de empresas que chegam para prestar serviços na região, porém, precisam de estrutura rápida e eficiente para realizar negócios. A Espaço Work Business é pioneira em Montes Claros, foi o quarto coworking no país, uma forma de trabalho em ascensão nas grandes capitais do mundo.


De acordo com o SEBRAE, Minas já concentra mais de 274,5 mil empreendedores individuais.  No ranking das cidades mineiras com o maior número de formalizados estão: BH, Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Governador Valadares, Uberaba e Ipatinga. Rodrigo pontua que “ao formalizar uma empresa, o principal gargalo é montar um escritório, exigindo investimento inicial que, muitas vezes, o empreendedor não possui. No caso de freelancers, trabalhar em casa leva a dificuldades de concentração. E, em ambos os casos, receber clientes sem ter um local apropriado não é o ideal. Daí a ideia de oferecer ambientes de trabalho de forma diferenciada”.


Há quatro anos a empresa oferece o serviço em uma estrutura que pode ter engenheiros, advogados, arquitetos, consultores e publicitários comungando de um ambiente eclético. Ou seja, em um mesmo escritório, coexistem diferentes profissionais de diferentes áreas que dividem da mesa de trabalho à impressora. “Quando as pessoas dividem o mesmo espaço, o fluxo de trabalho aumenta, a troca de ideias é constante e a troca de experiências faz com que o trabalho seja melhor. E o que é melhor, fecham negócios uns com os outros”, conta Nara Leandra Souza Gomes, sócia-proprietária da Work Espaço Business.

Comodidade
Imagem inline 1
O espaço possui toda infraestrutura que um escritório precisa, como internet banda larga, apoio de secretária, telefone fixo, impressora, sala de reuniões, equipamentos multimídia, etc. O aluguel varia de acordo com a demanda do cliente, por um tempo mínimo 6 horas ou mensalmente. A Work também funciona como uma incubadora de empresas, que usam o espaço até crescerem e saírem do período de maturação.

Ter um espaço físico para marcar reuniões com clientes e receber correspondência também é outra vantagem desse tipo de escritório. “Tem uma hora em que começa a ficar chato marcar reuniões em restaurantes. Fica pouco profissional. O fato de a empresa ter uma sede passa mais confiança aos clientes, mesmo que seja um lugar conjugado”, argumenta Cássio Lopes, 41 anos, da PCX Tecnologia. Profissional de TI há 20 anos, ele é cliente da Work há quatro. “A empresa queria crescer geograficamente para o norte de Minas Gerais, considerando a importância da região como polo econômico. A escolha do local foi pela necessidade de um ponto de apoio completo. Excelente forma de trabalhar com um investimento menor que montar um escritório”.



Texto/Foto: Mosaico Comunicação de Resultado (Nágila Almeida/Rosângela Alves)

Comentários