COWORKING:NOVAS POSSIBILIDADES

Empreendedorismo


Coworking – inovação que agrega valor




Segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBPQ), 44% da população desejam abrir o próprio negócio. Mas, paralelo a esse desejo, é preciso planejar e compreender todos os passos para que a iniciativa seja bem sucedida.


De acordo com o Walmath Magalhães, técnico do Sebrae Regional Norte de Minas, “no Ponto de Atendimento do Sebrae em Montes Claros, percebe-se que 80% das consultas demandadas são direcionadas para novos negócios, apresentadas por pessoas com poucas, ou nenhuma experiência em gestão de negócio”. Entretanto, a veia empreendedora dessas pessoas esbarra em alguns gargalos para que o negócio se concretize.


Entre eles, a dificuldade na identificação e localização de um ponto comercial, o baixo entendimento e compreensão do mercado em que o negócio será estruturado, dificuldade em acessar crédito, novas tecnologias e baixo perfil empreendedor são as principais causas identificadas pelo Sebrae ao orientar os futuros empresários na concepção de uma nova atividade econômica. A localização do empreendimento pode ser fator de sucesso ou de fracasso do negócio sendo um dos principais pontos a serem observados e decididos pelo gestor”, pontua Walmarth.


Novas possibilidades

O mercado cada vez mais competitivo e globalizado, oferece também novas possibilidades para facilitar o começo. Uma delas, talvez a que mais facilite a vida do candidato a empresário que quer estruturar sua empresa aos poucos, é o Coworking. A ideia de ter uma estrutura já montada com endereço, telefone, internet, sala de reuniões e ainda com a possibilidade de melhorar seu networking, não é apenas para quem vive  nos grandes centros. Escritórios compartilhados ou coworking, como é chamado no mundo inteiro, é uma realidade também em Montes Claros.

Nara Leandra é gestora na Work Espaço Business, e diz que “o coworking é uma opção acessível e de baixo custo para quem quer esperar o negócio estabilizar para depois ter estrutura própria. O modelo pode funcionar até como encubadora de empresas. O empresário iniciante fica tranquilo para pensar em outras demandas que um negócio próprio exige, e não com os detalhes de um escritório”. Empresas e profissionais independentes como perfil empreendedor da nova geração procuram o coworking por facilidades como acesso a novas tecnologias e conectividade, evitando o alto custo de instalação e manutenção por conta própria.

Segundo pesquisa divulgada recentemente, “a taxa de crescimento impressiona. O número de espaços no mundo dobrou entre 2011 e 2012. No Brasil, o primeiro espaço dedicado ao coworking foi aberto em 2008, na Rua Augusta, em São Paulo. Até agosto de 2012, a mesma pesquisa apontava 44 espaços de coworking somente no Brasil. Em 2011, eram apenas 15. A maior parte dos espaços está localizada em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, mas já há iniciativas em cidades do sul e no nordeste”.

O autor do livro ‘Empreendedores Extraordinários’, lançado no Brasil neste ano, John A. Byrne, mostra o que os empreendedores de sucesso têm em comum.  “Na maioria das histórias, o sucesso veio da capacidade de inovar - algumas vezes a ponto de criar mercados que nem sequer existiam”. Walmath, como técnico do Sebrae,  lembra ainda que, a escolha de um local para se montar o negócio deve ser baseada no seu público-alvo, criando um local que fomente o desejo nos clientes de frequentar e sentirem-se acolhidos, deixando-os à vontade. Um escritório deve refletir qualidade e inovação, conceitos urgentes e necessários para qualquer empreendimento.



Work Espaço Business / Nara Leandra: 3223 7820
Sebrae 3224 7350

Texto/Foto: Mosaico Comunicação (Nágila Almeida/Rosângela Alves)

Comentários