SAÚDE: Encontro encerra capacitação de servidores

 SAÚDE

Encontro encerra capacitação de servidores

Texto e Fotos: Márcia Vieira


Na tarde desta sexta-feira, 26, servidores da saúde participaram de encontro na sala Geraldo Freire, anexo da Câmara Municipal de Montes Claros, promovido pela Secretaria adjunta de Ciência, Tecnologia e Gestão em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O evento marcou o encerramento da semana de capacitação para servidores da atenção primária do município.

Guilherme Veloso, titular da pasta de tecnologia destacou que o compromisso da administração de melhorar a gestão da saúde passa pela informatização. Para isso a cidade acaba de aderir ao software de gestão, programa do Ministério da Saúde em fase de experimentação, que irá contribuir de forma positiva para os avanços, economizando tempo, dinheiro e facilitando ainda a fiscalização do trabalho desenvolvido pelos agentes do ESF- Estratégia Saúde da Família.“Montes Claros está sendo pioneira ao implantar este software que vem com a intenção de substituir o SIAB, banco de dados alimentado para arrecadação das verbas que em muitos casos retornam ao município”, apontou o secretário.

Durante toda a semana, cerca de 80 enfermeiros participaram da primeira etapa de capacitação e , de acordo com Guilherme, cada um destes será responsável por transmitir aos médicos ou agentes, o que foi aprendido. A próxima etapa consiste na implantação do software, de maneira gradativa, a começar pelos que já estão estruturados na parte de informática. A meta é que, até o final do ano, cada agente de saúde porte um tablet para digitalizar os dados e integrar o banco de dados.

O software é disponibilizado ao município de forma gratuita. Elton Ricardo Tolentino,enfermeiro responsável pela implantação, auditoria e fiscalização, diz que o programa é um marco da plataforma tecnológica: “estamos quebrando um gelo de 20 anos da sistemática que é o SIAB, e a principio, vamos substituir a tabulação de dados e alguns programas que ali se integram. É um programa simples para manusear e vai facilitar o diagnóstico, diminuir a sobrecarga e melhorar a qualidade da assistência primária”, declarou Ricardo.

O secretário de saúde Geraldo Edson Souza Guerra participou do encontro e informou que a estimativa é de que a saúde esteja 100% informatizada até o final do ano. O secretário disse ainda que já estão garantidos recursos dos governos federal e estadual para a reforma das unidades de ESF em Montes Claros. “Quero que vocês estejam sempre bem dispostos, uniformizados, com um sorriso no rosto e preparados para atender as pessoas. A área da saúde será uma referência. Já no papel temos a obrigação de sermos os melhores, porque foi aqui que nasceu o SUS, e propusemos ao Ministro Padilha que a nossa saúde seja um modelo para o país”, finalizou Guerra.

Comentários