VIVA: PARA quem gosta de DRAMATURGIA

DICA....

PARA QUEM GOSTA DE TELEDRAMATURGIA...

O canal VIVA pede aos telespectadores que votem na novela que irá substituir RAINHA DA SUCATA. Estão lá, quatro sugestões: ÁGUA VIVA, novela de 1980, de Gilberto Braga, e mais três, da década de 90. Não vou falar das outras, porque a minha escolha, é óbvio, foi Agua Viva. Mas vocês podem acessar o link e escolher: http://canalviva.globo.com/

Então vamos lá: Água Viva foi uma novela linda e ensolarada, passada no RJ da década de 80, com várias cenas em Angra dos Reis. Elenco maravilhoso: Raul Cortez, Betty Faria, Tônia Carrero, Reginaldo Faria, Fábio Júnior, Glória Pires, Kadu Moliterno, Isabela Garcia ainda criança e muitos outros atores de primeiro time, da época em que ainda se faziam boas novelas. 

Verdade seja dita, o Canal VIVA tem sido a salvação para quem gosta de dramaturgia e programação de qualidade. Claro que é um pecado ver no canal os programas do Huck, da Angélica e da Ana Maria, que estão no ar atualmente na globo, afinal, a proposta do VIVA é resgatar o telespectador que já não aguenta a programação global atual, que diga-se de passagem, deixa a desejar. Mas entendemos que deve ser pra garantir o merchandising e tornar o canal alternativo sustentável. Ok. 

Em alguns dias conseguimos assistir a coisas maravilhosas como o programa do CHACRINHA, GLOBO DE OURO, ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO, MALU MULHER(um marco da tv brasileira), e o melhor: os filmes protagonizados por ROBERTO CARLOS (ele novinho, lindo, cantando divinamente). Maravilha, né? Por isso perdoamos os deslizes.

Mas voltando a ÁGUA VIVA... a trilha sonora é inesquecível. Da nacional, me lembro bem de GRITO DE ALERTA, da Maria Bethânia (tema do casal principal), 20 e POUCOS ANOS, do Fábio Jr. (que também está na novela como ator), de AMOR, MEU GRANDE AMOR, com a Ângela Rô Rô, não com Frejat, como muita gente conheceu depois. E por falar em Frejat, lembramos que nesta novela, a Lucinha Araújo, mãe do desconhecido (na ocasião) Cazuza, cantava uma música: Peito Vazio. 

Da trilha internacional gostava (e ainda amo) de uma música da Carly Simon: Just Like I do. Amava também: D.I.S.C.O. (super dançante como o próprio nome), do Ottawan; Just When I Needed You Most , de Tony Wílson e Do That me One More Time, de Susan Case e Sound Around. Sempre gostei destas duas últimas e sempre fiz associação de uma com a outra, achando-as parecidas. Mais tarde uma delas voltou na trilha da novela Sol de Verão, com outra interpretação. Tinha ainda o Jimmy Cliff e Barry Manillow.
 
A abertura da novela era com  a música "Menino do Rio", da Baby Consuelo, que naquele tempo ainda não havia sido barrada na Disneylândia e não tinha 300 filhos com nomes estranhos, mas acho que já era do PEPEU e os dois cantavam bem.

Uma cena marcante foi protagonizada por Maria Padilha, ao fazer topless na praia. Um escândalo na ocasião. Foi a primeira novela dela, que continua com o mesmo rosto e talento, especialmente para a comédia. Lucélia Santos fez sucesso como Janete, mas seu grande papel ainda é A Escrava Isaura. 

Enfim, se você é da turma que quer rever uma boa trama, não perca tempo, acesse o VIVA e escolha a novela que você quer rever. Juro que torço pra você ajudar a escolher ÁGUA VIVA, mas ok, se você optar por outra. De todo modo, fica valendo a a participação.  A novela é do Gilberto Braga (que fez coisas ótimas como Dancin Days e Vale Tudo) com colaboração do Manoel Carlos, porém, é ambientada em Copacabana, que parece ser o bairro favorito do Gilberto e não no Leblon, que é o favorito do Maneco.

Em segunda instância, torço para O Dono do Mundo, do mesmo Gilberto. Não gostaria de rever Fera Ferida e nem A Indomada, as outras duas opções, já que as duas, de Aguinaldo Silva, trazem o realismo fantástico, pouco interessante. Além do mais, são recentes, o que foge um pouco do que quer o telespectador que opta pelo canal. 

Canal Viva está disponível para assinantes da Mastercabo e Sky, em M. Claros. 

 


Comentários