AGRICULTURA: EMBRAPA poderá ter unidade em MONTES CLAROS

Agricultura
 Solicitada unidade da Embrapa para Montes Claros
Texto: Pedro Neto
Foto: divulgação




Está sendo solicitada maior atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Montes Claros, com a instalação de uma unidade de pesquisa no município. A reivindicação foi apresentada em reunião ocorrida entre o presidente do órgão, Maurício Lopes, o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, deputado José Silva, e o secretário municipal de Agricultura Familiar de Montes Claros, Arquimedes Teixeira. Na ocasião, foi destacada a importância da Embrapa para a agricultura brasileira e, especificamente, para Montes Claros e o norte de Minas, onde o setor é destaque e uma das maiores fontes de renda da região.
Uma das justificativas para a instalação de uma Unidade de Pesquisa da Embrapa na cidade de Montes Claros é a implantação do projeto de revitalização da fazenda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), uma área de 108 hectares que está cedida em comodato à Prefeitura de Montes Claros, e que seria realizado através de parceria entre a administração municipal e a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego.
A instalação da unidade também permitiria a realização de melhorias na Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte), localizada na região do Bairro Doutor João Alves, que é frequentada por milhares de produtores e feirantes de Montes Claros e cidades vizinhas.
No dia 19 de agosto a assessora de transferência de tecnologia da Embrapa, Talize Fernandes, funcionários e técnicos da Empresa discutiram a possibilidade da instalação da Unidade de Pesquisa em encontro ocorrido na Secretaria de Agricultura Familiar de Montes Claros, com a presença do secretário Arquimedes Teixeira, do gerente de Desenvolvimento Rural, Horácio Barbosa, do gerente de Fomento à Produção de Agricultura Familiar, Marco Túlio Miranda, entre outros servidores da pasta.
Outras decisões foram adotadas na reunião. Uma delas é que a Secretaria Municipal fará contatos com várias instituições que atuam na cidade para, em conjunto com a Embrapa e a Prefeitura, viabilizarem a implantação de uma vitrine tecnológica voltada ao Semiárido na área da fazenda do MAPA. As possíveis instituições parceiras citadas na reunião e que poderão contribuir são: Epamig, Emater-MG, Unimontes, UFMG (com o curso de Agronomia na cidade), Idene, Dnocs e Codevasf.
Será viabilizado também um encontro presencial durante o evento “Semiárido Show”, a ser realizado em Petrolina-PE, entre 28 de outubro e 1º de novembro, com a presença do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, do deputado José Silva, de representante do MAPA, da diretoria de Transferência de Tecnologia da Embrapa, e das unidades da Embrapa com sede ou trabalhos no Semiárido. Será discutida a formatação de parcerias visando ao melhor aproveitamento da área da fazenda.

Comentários