EDUCAÇÃO : Montes Claros sedia conferência

 
Montes Claros sedia Conferência Macro de Educação
Texto: Daniel Moraes
Foto: Fábio Marçal
 


 
 
Começou a ser realizada hoje, em Montes Claros, Conferência Macro de Educação, que reúne representantes de 75 municípios do Norte de Minas, integrantes das superintendências de Ensino de Montes Claros, Janaúba/Montezuma, Pirapora e Januária. A Conferência é uma etapa preparatória para a CONAE (Conferência Nacional de Educação), que será realizada em fevereiro de 2014, em Brasília, com o objetivo de implementar o Plano Nacional de Educação (PNE), que pretende ampliar o acesso e o atendimento em todos os níveis educacionais, no país.
A Conferência Macro, que termina nesta terça-feira, 27, reúne delegados que foram eleitos nas conferências municipais e que têm como missão apresentar e modificar propostas que serão enviadas para a 2ª CONAE. As propostas devem estar inseridas em eixos temáticos (“O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação”;“Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos”; “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente”; “Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem”; “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”; “Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho”; e “Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos”) que são relacionados com o tema geral da Conferência: “O Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.
“Já é tempo da gente se orgulhar de fazer parte de uma nação onde a Educação é respeitada”, disse a secretária municipal de Educação de Montes Claros, Suely Nobre, em discurso proferido na abertura do evento.
Participam da Conferência Macro, além de representantes do poder público, gestores educacionais, trabalhadores da área de ensino, pais, alunos e outros representantes da comunidade escolar das redes pública e particular. Desta etapa sairão 60 delegados que vão representar a região na Conferência Estadual que acontece em novembro, na cidade de Belo Horizonte.

Comentários