LIONS CLUBE: CATA-VENTO para conter violência é apresentado pela POLÍCIA MILITAR



POLICIA APRESENTA CATA-VENTO  PARA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Nucleo de Mediação de Conflitos para resolver bullyng e violência nas escolas


Texto e Fotos:  GIRLENO ALENCAR



 
            A Policia Militar implantará em Montes Claros e outras 13 cidades do Norte de Minas, em 2014,  o projeto “Cata-Vento”, para combater a violência nas escolas, inclusive com Nucleo de Mediação de Conflitos. O projeto foi apresentado na noite de quarta-feira, durante a solenidade de encerramento do Concurso Cartazes Sobre a Paz, do Lions Internacional. O major Rômulo Gildásio Gonçalves, da área de Planejamento da 11ª Região da Policia Militar apresentou o projeto e de imediato, pediu a ajuda do Lions Clube à iniciativa. Ele recebeu de imediato, a adesão da escola estadual Gonçalves Chaves, a mais antiga escola de Montes Claros.
            O Lions Clube Montes Claros Sertanejo realizou na noite de quarta-feira a etapa local do concurso Cartazes Sobre a Paz, nas escolas Gonçalves Chaves, Plinio Ribeiro, Salvador Filpi, Colégio Tiradentes e Conservatório Lorenzo Fernandez, onde alunos de 11 a 13 anos tinham que fazer um desenho mostrando a sua visão sobre a paz. O presidente do clube, Adilson Soares salienta que a violência é um dos principais problemas nas escolas de Montes Claros e por isto, o concurso jogou a luz nesta causa. A coordenadora do concurso, Maria da Conceição Rocha avalia que os cartazes permitiram conhecer a visão de adolescentes sobre este sério problema.
            Na palestra sobre a violência nas escolas, o major Rômulo Gildásio explicou que a Policia Militar decidiu criar o projeto Cata-Vento para enfrentar este problema da violência nas escolas. Os policiais já foram treinados e capacitados para atuarem nesta tarefa, muitos deles já carregando a experiência de atuação no Policiamento Escolar. Ele lembra que o nome Cata-Ventos é por ser um equipamento formado de várias alças, para unidas, produzir resultados.
            O projeto será priorizado para as escolas de áreas de risco ou que apresentam grande vulnerabilidade social e indicadores de violência. Ele cita que a participação dos diretores, professores, coordenadores, alunos, pais e comunidade escolar será fundamental, inclusive para a criação do Núcleo de Mediação de Conflitos, para analisar os problemas. Caberá identificar o problema e as soluções. A Policia Militar entrará somente quando esgotada esta etapa. Se persistir, entra a etapa seguinte, que é o acionamento do Ministério Público, para adoções de medidas mais severas.
            Um dos casos mais preocupantes, segundo o coordenador do projeto, é o bullyng, com a agressões de alunos x alunos, além da depredação dos prédios escolares. No caso da depredação, o major Rômulo Gonçalves entende que isto ocorre por que os estudantes não se sensibilizaram que o prédio também o pertence. Por isto, o projeto Cata-Ventos estimulará concurso interno em cada escola, de qual a sala mais bonita, enquanto se faz a conscientização dos alunos.
            CONCURSO - O Concurso de Cartaz Sobre a Paz deste ano teve como tema “Nosso mundo, nosso futuro” e  é organizado pelo Lions Internacional em 208 paises. Montes Claros selecionou cinco cartazes para a etapa estadual do evento, de autoria de Mariana Gonçalves Campanha, do Colégio Tiradentes; Geovana Veloso Martins, do Conservatorio Lorenzo Fernandez, de Montes Claros; Vinicius Junior Barbosa Silva, da escola Salvador Filpi; Ingrid Carolaine Rodrigues Alves, da escola Professor Plinio Ribeiro e Yago Patrick Moura e Meira, da escola estadual Goncalves Chaves.

Comentários