SAÚDE: PREVENÇÃO ao câncer será tema de CONGRESSO

SAÚDE:

Prevenção ao Câncer será tema de congresso em Montes Claros

A falta de conhecimento é uma das principais causas de morte, pois contribui para o diagnóstico tardiamente



O Norte de Minas é uma das principais regiões do Estado com referência no tratamento contra o câncer, entretanto, o número de mortes pela doença é extremamente alto, visto que os pacientes só procuram tratamento quando o diagnóstico é quase irreversível. A fim de amenizar o problema, será realizado em Montes Claros, nos dias 29 e 30 de novembro, nesta sexta e sábado, o  5º Encontro Norte Mineiro de Prevenção ao Câncer e Promoção da Saúde.
A iniciativa é da Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer - Padre Tiãozinho, cujo objetivo é destacar a importância da prevenção, combate e enfrentamento do câncer. na quinta edição, o Congresso reúne profissionais de renome nacional, com debates sobre o tema “Pratique Prevenção”. A abertura oficial será com a palestra “A comunicação e o resgate do Ser Humano”, ministrada pela Dra. Maria Júlia Paes, da Universidade de São Paulo – USP, no dia 29 de novembro, sexta-feira, às 20h no auditório da AMAMS, no Bairro Ibituruna. A médica é Profa. Titular pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, com mestrado, doutorado e livre docência na área de comunicação interpessoal. Autora dos livros: Comunicação tem remédio; O amor é o caminho- maneiras de cuidar; Qual o tempo do cuidado?; Obrigado, filha!; entre outros.
Seguindo a programação, no sábado, 30, haverá o credenciamento dos participantes, seguido da palestra “Principais causas evitáveis do câncer: previna-se!”, com a Liga de oncologia de Montes Claros. Outros temas também serão debatidos entre profissionais, estudantes, pacientes e familiares:  às 08h50, “    A importância da nutrição e atividade física na prevenção do adoecimento”, com Gabrielle Vilela  Alcântara; às 09h10, “Câncer de próstata e mama: tirando dúvidas com especialistas”, com a equipe de  Urologia e Mastologia da Santa Casa; às 9h40h, “Importância do Cuidar no fim de vida”, com                                                                                                             Dr. Leonardo Consolim – Instituto do Câncer do Estado de SP; às 10h40, “O perdão como instrumento de cura”, com  Ana Cristina Monteiro Waissmann – Instituto Nacional de Câncer- INCA - Rio de Janeiro-RJ; às 11h30, “Apresentação do Espetáculo “Experimento – É muito rápida esta história”, com o Grupo Compassos – Projeto de extensão da Unimontes.                                                                         
Durante a tarde, a partir das 14h, Raquel Araújo (Raízes de Jessé), de Belo Horizonte, falará sobre “ A importância da Fé frente ao sofrimento”, com a participação de depoimentos de pacientes, familiares e voluntários. Às 16h10, a palestra “Adoecer e curar: ressignificando a vida”, com Dr. Ricardo Leme - Hospital Albert  Einstein – SP. Para o encerramento, será celebrada uma missa com Pe.Wagner Eduardo Dias.
As inscrições estão abertas e custam apenas 20 reais, com direito a um kit com a camiseta da Associação Presente, entidade que será beneficiada pelo evento. No local, os participantes conhecerão o espaço autoestima, com produtos confeccionados pelos pacientes e voluntários. Os interessados podem ligar para (38) 3213.4296, pelo e-mail: contato@associacaopresente.org.br ou na nova sede da  Associação Presente, recentemente inaugurada, na Rua Mangueira, 242, no Bairro Canela.


Texto: Mosaico comunicação

Comentários