SAÉDE: MUNICÍPIO investe em ações preventivas

Saúde

Município investe em ações preventivas para melhorar a qualidade de vida da população

Texto: ASCOM


Desde que assumiu definitivamente a Secretaria de Saúde em fevereiro deste ano, Ana Paula Nascimento manteve a linha de priorização do sistema de prevenção em saúde. O número de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um exemplo. Até 2012, o número dessas equipes era de 56, hoje já são 76 equipes e até maio o número deverá chegar a 100.

Destaca-se ainda o número de Unidades de Saúde Bucal, que hoje conta com dez equipes, número que também deverá ser ampliado ainda no primeiro semestre. A secretária destaca ainda, na área odontológica, a implantação que será feita este ano do Centro de Especialidades Oftalmológicas, que irá promover atendimentos em várias áreas da Saúde Bucal.

Também se destacam os programas realizados para suprir a demanda acumulada há anos em diversas regiões da cidade e da zona rural. Um desses programas é o “Saúde Sem Limites”, que realiza exames, atendimentos e até pequenas cirurgias, além do agendamento de procedimentos de maior complexidade em parceria com os hospitais.

A Secretária Ana Paula ressalta ainda o programa “Melhor em Casa”, onde quatro equipes realizam nas residências atendimento àqueles pacientes crônicos que não têm condições de ir aos hospitais.

“Temos priorizado as ações preventivas, pois estas são essenciais para uma boa qualidade de vida. Estas ações são sincronizadas com outras medidas que já tomamos, como a recontratualização com os hospitais, que garantiu efetividade nos atendimentos de média complexidade. À medida que estes programas forem ampliados, criaremos outros para garantir a efetividade no atendimento de saúde a todas as pessoas “, conclui a secretária.

Comentários