LICITAÇÃO UNIFORMES: VAGAS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Licitação de Uniformes Escolares
     
Pregão é realizado com reserva de vagas para micro e pequenas empresas 
 
Texto: Attilio Faggi Jr.
Foto: Wilson Medeiros
 
 
Na manhã desta quarta-feira, 23, teve início a sessão pública do pregão presencial nº 0024/2014 (processo nº 0039/2014) que tem como objetivo a aquisição de uniformes (camisa, camiseta, bermuda, short e calca) e mochilas para atender aos cerca de 33 mil alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação. Como novidade o pregão prevê o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas, conforme estabelece a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar Federal 123/2006 de 14 de dezembro de 2006).
 
A analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Wiviany Freitas Mendes, conta que a reserva de uma cota mínima para estas empresas é uma novidade na Administração Pública. “A Lei Geral criou as condições jurídicas para favorecer as micro e pequenas empresas”, conta a analista, acrescentando que 98% das empresas brasileiras estão incluídas nesta definição e, agora, podem descobrir o mercado de compras existente nos órgãos do poder público. “Queremos aumentar o percentual de vendas no mercado de compras governamental dos 17% atuais para 30%”, revela.
 
Wiviany ainda conta que o SEBRAE realizou uma consultoria com os técnicos da Comissão de Compras da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão e que irá realizar um treinamento gratuito ensinando os pequenos empresários a como vender para órgãos públicos, nos dias 23 e 24 de maio.
 
De acordo com o pregoeiro da Comissão de Compras, Wagner Tadeu Rodrigues Pitta, a expectativa é que o pregão seja realizado durante toda a quarta-feira e ainda na manhã de quinta, em virtude do grande número de itens (37) e da peculiaridade deste edital, que reserva até 25% das cotas para empreendedores individuais, micro e pequenas empresas, o que, na prática, dobra o número de itens do processo, pois inicialmente é realizada um sessão onde todos os licitantes podem participar e, depois, é realizada outra apenas com as empresas menores.

Comentários