AÇÃO AMBIENTAL: PREFEITURA vai substituir LEUCENAS

Ação ambiental
Prefeitura vai substituir leucenas por árvores adequadas ao ambiente urbano

Texto: Daniel Moraes
Foto: Márcia Vieira


A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), e em parceria com a Cemig, irá realizar um trabalho de controle de população das leucenas, espécie de árvore que se alastrou no município, ocupando o espaço de espécies nativas.

A ação que será realizada pela SEMMA inclui a supressão de exemplares deste tipo de árvore, substituindo os indivíduos suprimidos por espécies nativas ou exóticas não invasoras. Na primeira etapa, serão submetidas à supressão as árvores localizadas na Avenida Mestre Fininha (82 indivíduos), no Parque Municipal Milton Prates (50) e no Parque Guimarães Rosa (116). Estas serão substituídas pelas espécies Aroeira, Ipê, Pau d’ Óleo, Angico, Escumilha-Africana, Resedá, Farinha Seca e Jacarandá-Mimoso.

O replantio será realizado com a mobilização de escolas, promovendo a educação ambiental através da participação dos alunos no plantio de mudas destas espécies.

A Cemig é parceira do projeto devido ao fato de que as leucenas, muitas vezes, provocam problemas na rede elétrica, com o seu crescimento desordenado. Em Montes Claros também existem muitos registros de tombamento destas árvores.

A LEUCENA - A Leucaena leucophala, conhecida popularmente como Leucena, pertence à família FABACEAE, e é uma espécie perene, originada da América Central e atualmente disseminada por toda região tropical. Possui crescimento rápido, grande potencial de rebrota e dispersão de grande quantidade de sementes, através das vagens. A Leucena foi catalogada como uma das 100 espécies mais invasoras do Planeta, conforme a União Internacional para a Conservação da Natureza – IUNC. As exóticas são vistas como segunda causa mundial da perda da biodiversidade, competindo com as espécies nativas. Em Unidades de Conservação, estas espécies se reproduzem e se alastram propiciando prejuízos irreversíveis, como impedimento da regeneração e extinção de nativas.

Os problemas causados pela espécie Leucena nas áreas urbanas incluem: quedas, que podem causar prejuízos materiais e até colocar vidas em risco; interrupção de energia elétrica, devido ao crescimento de seus galhos; entupimentos das redes de águas pluviais, causados por suas sementes, folhas e vagens; além da sujeira no ambiente urbano.

Comentários