AIDS: No DIA MUNDIAL de COMBATE à doença, LIVRO REVELA CORAJOSA HISTÓRIA DE VIDA

AIDS

No dia mundial de combate à doença, livro revela uma corajosa história de vida
 
Texto e Fotos: Márcia Vieira

No dia 1° de Dezembro, data em que o mundo comemora o combate à AIDS - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, o Brasil faz uma triste constatação: o número de casos aumenta a cada dia. Já não se fala em grupos de risco, mas em situação de risco, ou seja, a doença, inicial e equivocadamente atribuída a camadas específicas da sociedade, ganhou contornos de epidemia. Está em todos os cantos. Não vê idade, raça, classe, sexo e afins. Não obstante os avanços da medicina, o diagnosticado com o HIV carrega, ainda hoje, 30 anos depois do surgimento da enfermidade, o estigma do isolamento e a hostilidade que muitas vezes o obriga a mascarar a doença.
 
Surge neste cenário um montes-clarense que, deixando para trás o constrangimento e o receio de ser discriminado, fez opção pela vida e pela liberdade de ser, estar e existir, ao receber convidados no auditório do HU - Hospital Universitário, referência no tratamento de soropositivos da cidade e região, para apresentar o livro autobiográfico "AIDS 30 anos - Segredos....Pra que os  quero?", escrito sob o pseudônimo de João Raimundo L. Meneses. 
 
Durante a apresentação do livro, que coube à infectologista Letícia Melo e à psicóloga Aldenise de Freitas Athayde, profissionais que cuidam para manter a qualidade de vida do autor e desfrutam de sua amizade no dia a dia, risos e lágrimas se misturaram nas faces atentas da plateia. 
 
LETÍCIA MELO, RAQUEL MUNIZ E ALDENISE ATHAYDE
A primeira-dama do município, Raquel Muniz, amiga pessoal do autor e uma das primeiras médicas a acompanhar o caso, falou sobre as dificuldades enfrentadas quando do surgimento da doença. "Atendendo aqui mesmo neste hospital, ao lado de uma equipe de médicos conceituados, assistimos à chegada dos primeiros pacientes diagnosticados com a doença. Não foi um caminho fácil. O preconceito era latente, as pessoas não queriam se expor e no meio disso perdemos muita gente. Hoje, me emociono ao ver que muitos deles conseguiram sobreviver e com qualidade, como o João Raimundo, que traz, em momentos como este, informação e alerta para os cuidados que devemos ter com a saúde, nossa e das pessoas que nos rodeiam", disse.
 
O prefeito Ruy Muniz declarou que "a informação é uma das maiores armas do cidadão. O João Raimundo é uma pessoa autêntica que, como professor, deu a sua valorosa contribuição à população montes-clarense e agora, numa outra fase, traz à tona sua experiência de vida e conhecimento a todos os segmentos da sociedade, para evitar que novos casos aconteçam". Muniz afirmou ainda que o município, que por meio da Secretaria Municipal de Saúde já trabalha com o setor específico das DST's-AIDS, se propõe a ampliar o atendimento aos portadores de HIV.
 
Liberto de todas as amarras, o autor do livro subiu ao palco, agradeceu aos presentes, em especial às médicas Raquel Muniz e Letícia de Melo, ao cuidador Daniel e à psicóloga Aldenise Athayde, encerrando magistral e musicalmente a noite de autógrafos com a frase: “este cara sou eu!”

Comentários