COORDENADORIA do IDOSO: BALANÇO POSITIVO

Coordenadoria do Idoso

Balanço das atividades de 2014 foi bastante positivo
 
Texto: Attilio Faggi Jr.

A Coordenadoria do Idoso, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social, tem como competência propor, elaborar, articular, acompanhar e desenvolver políticas públicas para a população idosa, além de divulgar leis, decretos e portarias sobre os direitos dos maiores de 60 anos e, com a chegada do mês de dezembro, está na hora de fazer um balanço do que foi realizado pelo órgão durante o ano.

A coordenadoria, que teve à frente a assistente social Cibely Freire Diniz Oliveira, promoveu diversas atividades, como averiguação de denúncias de maus tratos contra idosos, disponibilização de cursos de informática gratuitos, palestras, atendimentos a idosos e seus familiares, reuniões com profissionais da saúde, entre outras.

No que se refere a pareceres de deferimento ou indeferimento de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ao qual o idoso tem direito se cumpridas algumas exigências da legislação, foram 1.620 atendimentos realizados pela equipe da Coordenadoria do Idoso de Montes Claros, apenas entre os meses de janeiro e outubro. No caso das denúncias de maus tratos, 86 casos foram analisados. Um total de 164 idosos participou do curso gratuito da coordenadoria, o que lhes possibilitou a inserção - ao mesmo tempo - social e virtual.

A Coordenadoria do Idoso encaminhou 487 idosos para a Associação de Transporte Coletivo de Montes Claros (ATCMC), que é o órgão que fornece o Passe Urbano, e forneceu 799 documentos provisórios do Passe Interestadual. Se formos fazer as contas de todos os procedimentos disponibilizados à população idosa do município, chegamos à cifra de 11.299 atendimentos, o que equivale a mais de 33 atendimentos/dia. Outras atividades também foram realizadas pela equipe da coordenadoria, como palestras (foram 86), ações sociais, reuniões com agentes de saúde e passeios, todas com o intuito de proporcionar a socialização do idoso na comunidade e de divulgar seus direitos.

Comentários