MAIS OBRAS: PREFEITURA GARANTE ASFALTO e FIRMA CONVÊNIOS

MAIS OBRAS:

Prefeitura garante asfalto e firma convênios para o desenvolvimento do Distrito Industrial
 
Texto: Bruno Albernaz

Foi assinada na manhã desta quarta-feira, 28, a ordem de serviço para o início das obras do trecho II da avenida Sidney Chaves (avenidas B e Lincoln Alves dos Santos). A assinatura foi feita pelo prefeito Ruy Muniz no auditório da usina de Biodiesel da Petrobrás, numa cerimônia que contou com a presença de autoridades do Executivo, representantes de indústrias e trabalhadores.

A obra, iniciada em 2014, fará com que a avenida se torne um importante elo entre o distrito industrial e as saídas da cidade, evitando o congestionamento nas regiões centrais.  A primeira etapa da obra contou com a construção de uma ponte e a pavimentação de parte da avenida. A segunda fase está orçada em R$ 4.830.959,22.

Desenvolvimento do Distrito Industrial – Além da assinatura da ordem de serviço, foram firmados convênios para promover o desenvolvimento do Distrito Industrial de Montes Claros. A região, que é responsável por 25% de toda a riqueza da cidade, contém aproximadamente 80 empresas e deverá passar por uma grande reformulação.

Foi firmado um protocolo de intenções com a Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Agropecuária Norte Mineira (FUNDETEC). O objetivo é estabelecer parcerias para desenvolver tecnologias adaptadas para o semiárido. O conselheiro da fundação, Rômulo Labate, destacou a importância de se ampliar o ramo de pesquisa Fundetec. “Temos um trabalho já reconhecido na agropecuária, mas que pode ser expandido para pesquisas que promovam, concomitantemente, a expansão industrial”, destacou.

Na solenidade, também foi firmada uma parceria com a Associação das Empresas do Distrito Industrial (ASSEDI). Para isso, foi elaborado um plano de desenvolvimento integrado entre indústrias e município, onde serão desenvolvidas ações para a melhoria da sinalização de trânsito, iluminação e infraestrutura. “Esta é uma parceria que vínhamos cobrando há tempos. Tenho certeza que agora teremos muito trabalho a fazer nesta importante região da cidade”, afirmou a presidente da associação, Luciana Oliva.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Reinaldo Landulfo, lembrou da importância de revitalização do distrito. Ele destacou o recorde de contratações que o município vem apresentando e propôs a criação de polos de produção.

“Montes claros por muito tempo deixou de lado o Distrito Industrial, por isso precisamos mudar essa realidade”, destacou o secretário.

O presidente da Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização, Cristiano Júnior, que é responsável pelas obras na avenida Sidney Chaves, também falou sobre o crescimento do distrito. “A conclusão da avenida vai potencializar o escoamento da produção do município e o investimento no distrito deverá colocar Montes Claros, sem dúvida, entre as melhores cidades do Brasil”, disse.

Após assinar os convênios, o prefeito Ruy Muniz destacou a chegada de um novo tempo na produção industrial da cidade.

“Estamos formando parcerias sólidas, cedendo um prédio para a Fundetec, investindo na estrutura através da avenida Sidney Chaves e firmando parceria com a associação das indústrias. Este é o coração da cidade e é a partir daqui que iremos ampliar os nossos indicadores econômicos, gerando empregos para a melhoria de vida de toda a população”, finalizou o prefeito.

Comentários