O PODER do DIÁLOGO será tema de ENCONTRO

O poder do diálogo para efetivar ações significantes será tema de encontro inédito

O “Art of Hosting” – A Arte de Anfitriar Conversas Significativas – visa aproveitar a sabedoria coletiva e capacidade de auto-organização de grupos de qualquer tamanho

                O que faz com que uma conversa seja poderosa? O diálogo, mais do que qualquer outra forma de interação humana, é a relação na qual podemos aprender, trocar ideias, oferecer recursos e criar inovação. Nem toda conversa funciona assim, no entanto. A fim de facilitar as conversas significativas e o despertar da liderança colaborativa será realizado um encontro inédito em Montes Claros, o Art of Hosting – Possibilidades & Mudança, nos dias 04 a 06 de novembro. O encontro é aberto para pessoas que desejem promover algum impacto  e obter resultado no processo de desenvolvimento sustentável de sua comunidade.
“O convite é aberto a quaisquer interessados em conhecer e aprender práticas de abertura e manutenção de 'espaços de conversas significativas' para a promoção do bem maior”, diz Geraldo Drumond, da equipe de chamadores do encontro. “Movidas pelo desejo de transformar, de contribuir para a busca de soluções aos desafios complexos que enfrentam, muitas pessoas aceitam convites paras reuniões, congressos, simpósios, workshops, etc., mas quando chegam lá descobrem que desperdiçam tempo  em conversas que resultam em conflitos ou debates superficiais. Vamos trabalhar a eficiência desses diálogos”, completa.
Na programação do Encontro Art of Hosting de Montes Claros, serão abordados os seguintes temas: Como acolher conversas significativas cuidando da aridez que habita em mim? / Como sair do estado de necessidade e urgência para fazer o que é possível ser feito? / Como sensibilizar as comunidades para o bem comum, ações sustentáveis e resultados? / Como conectar-se com o outro de forma genuína e amorosa para conversar significativamente e gerar resultados?
Na metodologia, serão usadas algumas práticas como: Investigação Apreciativa - www.ai.cwru.edu; World Café - www.theworldcafe.com; Círculo - www.peerspirit.com; Open Space - www.openspaceworld.org . Serão compartilhados alguns modelos importantes como: Teoria "U";  8 Respirações de Processo; O Caminho Quádruplo; Desenho de Processo - Divergente/Convergente; Caminho Caórdico; A Arte de Perguntar, e o que mais você trouxer.
O encontro será realizado no Bairro Sumaré, das 8h às 19h, de quarta a sexta-feira, com coffee break e almoço inclusos. Os anfitriões do encontro, Virginia Alfenas, Marcello Lacroix e Sheila Becker são consultores Sêniores, atuam como ‘coaches’, facilitadores e designer de processos na área de desenvolvimento humano e organizacional, com foco no diálogo participativo e liderança colaborativa. O investimento é de R$350,00 por pessoa, valor mínimo, e R$620,00, desejável.
“São três dias de convivência intensiva, projetados para que o participante experimente e aprenda os processos simples, mas poderosos, que constroem comunidade, inteligência coletiva, promova práticas de liderança individual e colaborativa”, ressalta Drumond. “Quando se inspira a capacidade intelectual de indivíduos e grupos, trazemos coesão entre os membros da comunidade, e geramos resultados extraordinários. Quando os seres humanos são convidados a trabalhar em conjunto sobre o que realmente importa para eles, vão se apropriar de seu destino se responsabilizar pela transformação de suas questões e ideias em ações mais sábias e duradouras”, conclui.
A comunidade Art of Hosting é formada por praticantes de vários países, que a utilizam para os mais diferentes desafios, tamanhos de grupos, referências culturais e circunstâncias específicas. Mais informações e inscrições com Elane - 38-99226-8584 email: elanepereiradasilva@yahoo.com.br e Hamilton - 38-99924-9956 hamilton@focuscontabilidade.com.

Texto/Foto: Mosaico Comunicação

Comentários