OUTUBRO ROSA: SECRETARIA DE SAÚDE AGENDA MAMOGRAFIAS

OUTUBRO ROSA
Secretaria de Saúde bate recorde no

agendamento de exames de mamografia

Texto: Eduardo Brasil

Fotos: Wilson Medeiros

Desde o início da Campanha Outubro Rosa, de prevenção e controle de câncer de mama, iniciada em Montes Claros no dia 3, quase mil exames de mamografia já foram agendados pela Secretaria Municipal de Saúde para serem realizados ainda neste mês. Número que tende a ser maior até o fim da campanha, diante da grande demanda pelos serviços médicos oferecidos. Neste ano a campanha está sendo desenvolvida de forma mais abrangente que as anteriores, descentralizada, com ações em todas as áreas de Estratégias de Saúde da Família (ESF).

“Além dos exames clínicos de mama, também está sendo feita a coleta de exames preventivos de câncer do colo uterino e prestada orientação às mulheres de 50 a 69 anos, em relação ao livre acesso que defendem para o agendamento e de acordo com a faixa etária prioritária do Ministério da Saúde”, informa Joice Quadros, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar de a campanha ocorrer ao longo de todo o mês de outubro, envolvendo 137 equipes da ESF (mais 13 estão sendo criadas), a secretaria municipal de Saúde definiu os dias 23 e 24 como os de maior concentração das atividades – que serão reforçadas com a participação do Programa Saúde da Mulher, Núcleo de Apoio à Saúde e da secretaria de Esportes e Juventude.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
No dia 23, sexta-feira, a programação especial terá início às 18h30, na Praça dos Jatobás, com o projeto Ginástica Para Todos. Em seguida haverá o show da cantora montesclarense Bárbara Zidome, com o tema “Toda mulher tem o poder de mudar o rumo da sua própria vida”.

No dia 24, de 08 às 11 horas, as atividades serão concentradas na Praça Doutor Carlos, com agendamentos para exames de mamografia, tipagem sanguinea, glicemia capilar e aferição de pressão arterial entre outras ações.

“Acadêmicos do Serviço Social também estarão presentes, sanando dúvidas em relação a procedimentos que as mulheres devem tomar para evitar o câncer de mama e outras doenças”, acrescenta Joice Quadros.

No dia 29, às oito horas, encerrando o Outono Rosa em Montes Claros, será realizado, na Câmara de Vereadores, o Seminário da Mulher, promoção da Escola do Legislativo em parceria com a secretaria municipal de Saúde.


--

Comentários