CIDADES de PORTE MÉDIO: MONTES CLAROS SEDIA REUNIÃO HISTÓRICA

Cidades de Porte Médio
Montes Claros sedia reunião histórica

Texto: Marcelo Valmor
Fotos: Fábio Marçal

Depois de décadas Montes Claros realizou reunião histórica envolvendo as cidades de porte médio de Minas Gerais. O evento, ocorrido nas dependências do Clube dos Fazendeiros, no Parque de Exposição João Alencar Athayde, contou com a participação de gestores de várias cidades, entre elas a do prefeito de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Márcio Lacerda, o prefeito de Uberaba e presidente da Frente Mineira de Prefeitos, Paulo Piau, além do chefe do executivo da cidade de Betim, Carlyle Pedrosa e da cidade anfitriã, Ruy Muniz.
O debate girou em torno da crise econômica nacional e do papel dos municípios dentro do pacto federativo, além das dívidas das prefeituras com a União.

A judicialização das políticas públicas, como a concessão de liminares obrigando os municípios a arcarem com tratamentos de saúde, foi um dos assuntos debatidos. O prefeito Ruy Muniz levou de Montes Claros uma proposta original que desconta nos valores destinados à Farmácia Popular os recursos que os municípios, por força da lei, devem reservar para realizar tratamentos ou comprar medicamentos. A ideia foi compartilhada e bem aceita pelos demais chefes dos executivo mineiro.

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Márcio Lacerda, prometeu intensificar os contatos com o governo federal e ajudar os prefeitos nas negociações de suas dívidas com a União. “Temos que apoiar os prefeitos porque é nas cidades que os problemas ocorrem de fato e, sem recursos, não tem como levar propostas de solução. O governo federal precisa ajudar”, finalizou.


Comentários