HOJE É DIA DE....


HOJE É DIA DE...

Lembrar o escritor EÇA  de QUEIROZ, nascido em 25/11/1845, e considerado um dos maiores escritores portugueses. Entre as suas obras estão: "O Crime do Padre Amaro" e "Os Maias".





Quem não conhece o poder da oração, é porque não viveu as amarguras da vida!” 



O amor, (...), como tu sabes é feito de muitos sentimentos diferentes. Alguém escreveu, creio que até fui eu - que era uma bela flor com raízes diversas. Ora quando uma dessas raízs é a estima absoluta pode ele ao fim de longos anos secar pelas outras raízes mas permanecer vivo por essa.” 



A caricatura é mais forte que as restrições e que as proibições. É imortal porque é uma das facetas daquele diamante que se chama verdade.” 


É o coração que faz o caráter.” 


Nunca houve numa «vida única» uma «afeição única»: e se nos parece que há casos em que houve é que essa vida não durou o bastante para que a desilusão e a mudança se produzisse, ou quando se produziu ficou orgulhosamente guardada no segredo do coração que a sentiu.” 



Não se descuide de ser alegre - só a alegria dá alma e luz à Ironia, à Santa Ironia - que sem ela não é mais que uma amargura vazia.



Nos amores deste mundo, desde Eva, ha sempre um que ama e outro que se deixa amar” 



A canção, expressão da melancolia, do amor, do entusiasmo, só morrerá se estes sentimentos morrerem; ela é, como o suspiro, como o grito, um dos movimentos naturais da alma.” 


Quando uma civilização se abandona toda ao materialismo, e dele tira, como a nossa, todos os seus gozos e todas as suas glórias, tende sempre a julgar as civilizações alheias segundo a abundância ou a escassez do progresso material, industrial e sumptuário.” 


Que escrúpulo pode ter uma mulher em beijocar um terceiro entre os lençóis conjugais, se o mundo chama a isso sentimentalmente um romance, e os poetas o cantam em estrofes de ouro?” 

Comentários