ERRADICAÇÃO do TRABALHO INFANTIL: PREFEITURA CAPACITA AGENTES

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Prefeitura de M. Claros capacita agentes comunitários
 
Texto: Márcia Vieira
Fotos: Fábio Marçal





 Esta terça-feira (8) foi dia de capacitação para os agentes comunitários de saúde que atuam no município. Com adesão espontânea e gratuita, os trabalhadores da área deram exemplo de dedicação durante o evento “Capacitação Intersetorial sobre Trabalho Infantil”, realizado no auditório da Sociedade Rural. Kátia Soares, que trabalha em Nova Esperança, é uma delas: “é um aprendizado que vai enriquecer a nossa tarefa. Torcemos para que mais eventos como este aconteçam”, disse a agente.
Jaciany Serafim, representante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS –, além de palestrante durante o evento, declarou que “são dois os representantes de cada polo que estão aqui hoje e o mais importante é que estes agentes acabam se tornando multiplicadores”.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ana Maria de Rezende Vieira, destacou que “a grande preocupação acontece principalmente com aqueles menores que enveredam pelo tráfico de drogas ou prostituição, dai o grande entrave à identificação destas pessoas. É necessária a chamada ‘busca ativa’. A partir da identificação, os casos são enviados ao Conselho Tutelar que apura as situações e tomam as devidas medidas. É um trabalho em rede e esta adesão dos agentes é muito importante para efetivação do trabalho. Pretendemos que a partir do próximo ano os eventos sejam realizados com mais frequência”.
A proibição do trabalho infantil está prevista na constituição. De acordo com o texto, se enquadram na categoria o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anos e qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de menor aprendiz, a partir de quatorze anos.
 

Comentários