HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE....

(Foto: claricelispectorims.com.br)

(Foto: arquivo.eluniversal.com.mx)
Lembrar a escritora CLARICE LISPECTOR, falecida em 09/12/1977, faltando apenas um dia para o aniversário. Clarice nasceu em 10/12/1920. Ela me traduz!

 “Às vezes eu tenho vontade ser menos intensa, só pra poder entender como o resto do mundo aguenta essas coisas que me devoram permanentemente e de uma forma tão absurda...”

"Quantas coisas cabem em um olhar! É tão expressivo, é como falar.”

“Sorrisos e abraços espontâneos me emocionam. Palavras até me conquistam temporariamente. Mas atitudes me ganham para sempre.”

“Não me lembro mais qual foi nosso começo. Sei que não começamos pelo começo. Já era amor antes de ser.”

"Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença."







 “No meu temperamento tem um pouco de pimenta: não é todo mundo que gosta? Nem todo mundo que aguenta?"

"Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas; minhas tristezas, absolutas. Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos” 

No ultimo mês sinto ter vivido uma década e, na próxima semana, quero viver pelo menos meio século! Quero que tudo seja intenso, exagerado, louco, porque só assim fico satisfeita”

 “Acho que devemos fazer coisa proibida senão sufocamos. Mas sem sentimento de culpa e sim como aviso de que somos livres.”

“Minha consciência é inconsciente de si mesma, por isso eu me obedeço cegamente.”

“Tenho feito descobertas importantes, por exemplo: o pecado é simplesmente tudo o que Cristo não fez.” 

“Às vezes no amor ilícito está toda a pureza do corpo e alma, não abençoado por um padre, mas abençoado pelo próprio amor.”

“Queria saber: depois que se é feliz o que acontece? O que vem depois?”

 “Às vezes me dá enjoo de gente. Depois passa e fico de novo toda curiosa e atenta. E é só.”

“Tenho o péssimo hábito de fugir de algumas coisas que amo.”

“Eu sou uma eterna apaixonada por palavras, música e pessoas inteiras. Não me importa seu sobrenome, onde você nasceu, quanto carrega no bolso. Pessoas vazias são chatas e me dão sono.” 

 “Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata."

 "Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença.”

“Não me mostre o que esperam de mim porque vou seguir meu coração, não me façam ser o que não sou. Não me convidem a ser igual porque sinceramente sou diferente.”

“Toda mulher leva um sorriso no rosto e mil segredos no coração.” 

“Sabe o que eu quero de verdade? Jamais perder a sensibilidade, mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma. Porque sem ela não poderia sentir a mim mesma...”

“Sou companhia, mas posso ser solidão. Tranquilidade e inconstância, pedra e coração. Sou abraços, sorrisos, ânimo, bom humor, sarcasmo, preguiça e sono. Música alta e silêncio.” 

“A mensagem é clara: não sacrifique o dia de hoje pelo de amanhã. Se você se sente infeliz agora, tome alguma providência agora, pois só na sequência dos agoras é que você existe."


“Tenho o péssimo hábito de fugir de algumas coisas que amo.”


Comentários