TEXTO CONVIDADO: RAPHAEL REYS

TEXTO CONVIDADO: RAPHAEL REYS


UM ELOGIO A NOSSOS LOUCOS



Raphael Reys
                                        
  Diz a sabedoria popular que de palhaço, de rei, de médico e de louco, todos nós temos um pouco. Isto indica que a vida tem duas faces diversas.
Muitos são os autores falaram do tema da loucura ao longo da história.  Guerra dos ratos e das rãs, o Mosquito, Ulisses e Grilo. E um ilustre desconhecido que escreveu o diálogo de um porco chamado Grúnio Corocotta.

Os loucos, ou tantãs, como eram chamados e ainda o são, povoaram a nossa infância. Barulhentos, apalermados ou agressivos, circulando no centro comercial, na Rodoviária e na Estação Férrea dos Montes Claros de antanho. Maria Babona, Requeijão, Galinheiro, João Doido, Geraldo Tatu, Sete Capangas, Beto Bruto, Requeijão, Alalaô, Mila, Maria Pé de Pão, Betão, Ariranha, Brucutu, Tião Cadê Meu Carneiro e tantos outros que me falha a memória.

Vieram trazidos de outras cidades, donde foram expulsos sem direitos e lançados nas nossas ruas. Sem piedade, como um lixo humano.

Muitos deles construíram e mesmo fizeram parte da nossa história. Povoaram de medos e temores a nossa infância. Pude compreendê-los ao ler o Elogio à Loucura, de Erasmo de Roterdã.  Dei-me conta de que a insanidade mental pode ser sinal de genialidade, de coerência e mesmo de sabedoria. Relata-nos Fromm:

As vítimas de doenças mentais realmente arruinadas encontram-se entre os que parecem normais.

Os loucos vão da terra para a lua ao sabor das suas imaginações.

As janelas do meu inconsciente foram abertas ao ler as histórias fantásticas de Poe, e o poema épico dos tibetanos; As Estâncias de Dziam, em que consta a loucura do Criador, ao fazer manifestar e nos legar este planeta globalizado e insano, no qual habitamos em nome da evolução.

Eles, os chamados lelés da cuca, ficavam nas entradas das fazendas dos Montes Claros de antigamente enquanto transcorria a era do romantismo e eram considerados patrimônio da casa onde moravam. Podíamos vê-los desfibrando a tenra palha do milho para pitar o cigarro paieiro. Tomando café com rapadura no interior das cozinhas, onde escutavam, sem entender no racional das suas mentes, os relatos da vida íntima dos donos da casa, com suas loucuras e as máscaras de falsidade dos que se diziam normais.

Na reflexão dos Estóicos, entretanto, ser louco é deixar-se levar pelas emoções.

Pela doideira da vida, tentando dominar temores e medos, aprendi a decodificar as loucuras alheias, observando o semblante das pessoas. Erasmo diz que; tudo que o louco trás na alma está escrito no rosto.

Já adulto observo um mundo de loucos buscando um panegírico milagroso, Um planeta onde pululam dependentes exógenos, que carregam dentro de si a Bela e a Fera.

Uma geração entorpecida pela pedra e pelo pó, inebriada pelo álcool, sob o estupefaciente dos alcalóides, entupida de ansiolíticos e barbitúricos, construindo verdades falsas, aparências, e sob o calor das emoções efêmeras e das roupagens multicoloridas do Ego-Cambaleante.

Dormimos, enquanto a química dos medicamentos hipnóticos ingeridos nos conduz a portais dantescos, a realidades oprimidas pelo pensamento seletivo, a mundos construídos de bolhas coloridas. Bem razão tinha Calderón de La Barca, ao se perguntar: A vida, sonhos são?

A loucura é o boom de nossa civilização moderna e atormentada.

Encerro a crônica com a observação de Erasmo: A loucura é que governa a seu bel-prazer o universo.
                                        

Comentários