CAMINHOS de MONTES CLAROS: PREFEITURA INICIA ASFALTAMENTO de CABECEIRAS à VILA NOVA de MINAS

CAMINHOS DE MONTES CLAROS

Prefeitura inicia asfaltamento da estrada
que liga Cabeceiras a Vila Nova de Minas

Texto: Eduardo Brasil
Fotos: Fábio Marçal


A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Infraestrutura e Planejamento Urbano, iniciou as obras de pavimentação asfáltica dos 23 quilômetros da estrada que liga a comunidade de Cabeceiras aos distritos rurais de Miralta e Vila Nova de Minas, conforme Ordem de Serviço assinada pelo prefeito Ruy Muniz em março. Todos os serviços estão sendo bancados com recursos do próprio município e fazem parte do Programa Caminhos de Montes Claros, concebido pela atual administração e que objetiva a pavimentação de ruas em comunidades e distritos rurais e de suas vias de acesso às rodovias federais e estaduais.
Nesta primeira fase, os trabalhos estão concentrados em trecho que se estende de Miralta à comunidade de Mucambo Firme, onde a empresa Konquista Construtora, vencedora de licitação, após finalizar a fase de topografia, já realiza serviços de limpeza preparando o terreno para receber terraplanagem.
“Após este processo, daremos início aos trabalhos relacionados ao subleito e de base, para finalmente procedermos com a aplicação do asfalto”, informa o engenheiro André Luiz Aguiar Mota, da secretaria de Infraestrutura e Planejamento Urbano, que acompanha as obras.

QUALIDADE
O asfalto a ser aplicado na estrada é o TSD (Tratamento Superficial Duplo), o mesmo utilizado na pavimentação de vias públicas e rodovias, de qualidade e durabilidade necessárias para suportar o fluxo de veículos. A pista terá sete metros de largura, com acostamento – o que será possível com os proprietários de terras à margem da estrada recuando as cercas em, pelo menos, cinco metros.
“Atenderei ao pedido da prefeitura sem pensar duas vezes, já que o acostamento é fundamental para a segurança de quem trafegará pela estrada. Se fosse preciso recuar a minha cerca ainda mais, eu a recuaria sem reclamar. O recuo das cercas é o mínimo que podemos fazer para garantir o investimento em benefício de todos”, diz Raimundo Jânio Fonseca, que possui um ponto comercial em Mucambo Firme.
Segundo ele, o asfaltamento da estrada atende a uma antiga reivindicação dos moradores da região desde a década de 1970. “Esta estrada foi aberta pelo saudoso prefeito Pedro Santos e, desde então, tínhamos a esperança, ainda que pequena, de que um dia ela seria asfaltada. Após tantos anos, é uma satisfação ver os serviços finalmente acontecendo”.
O presidente da Associação de Moradores de Mucambo Firme, José Hermes, também faz questão de reiterar a importância das obras para o desenvolvimento da região. Ele ressalta a “coragem” do prefeito Ruy Muniz em investir recursos da própria municipalidade na pavimentação de ruas e estradas rurais.
“Temos de aplaudir essa coragem, sim, porque nenhum outro prefeito jamais a teve. O asfalto significa qualidade de vida para centenas de famílias que moram ao longo dos 23 quilômetros da estrada, e que agora terão mais mobilidade, mais segurança para ir e vir, principalmente no que concerne ao escoamento da produção rural”, finaliza o líder comunitário.



Comentários