MULTIDÃO ACOMPANHA PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA POR MONTES CLAROS

Multidão acompanha passagem da Tocha Olímpica por Montes Claros

Texto: Bruno Albernaz
Fotos: Fábio Marçal, Wilson Medeiros, Márcia Vieira e Silvana Mameluque





Um público estimado em 100 mil pessoas prestigiou a passagem da Tocha Olímpica por Montes Claros nesta segunda-feira, 9. Além do público expressivo, impressiona o fato de que, nos mais de 17 quilômetros do percurso, não houve nenhuma ocorrência registrada pela Polícia Militar.

Em um dia que já entrou para a história de Montes Claros, a tocha chegou por volta das 16h40 no Ginásio Ana Lopes, no Parque Municipal Milton Prates, onde uma grande multidão aguardava. Antes mesmo da chegada já havia uma grande concentração. No local ocorreram apresentações do grupo Fitas.

A ansiedade no público que aguardava na avenida Francisco Gaetani tomou conta de Anderson Clayton, o primeiro a receber a chama olímpica, responsável por iniciar o revezamento em Montes Claros. Anderson revelou não ter contido a emoção ao saber que seria o primeiro a levar a tocha olímpica pelas ruas da cidade. “Eu nem acreditei quando me disseram que eu seria o primeiro a carregar a tocha. Eu já estava muito emocionado só de saber que eu teria a honra de carregá-la, mas quando me avisaram de última hora que eu seria o primeiro, me veio uma emoção muito forte”, disse.

A emoção também tomou conta de Roberto Figueiredo, que levou o filho para acompanhar a chegada do símbolo olímpico. “Esta participação é histórica para mim e uma cena que irá ficar gravada para sempre na cabeça do meu filho”, explicou.

Quase às 17 horas o revezamento foi iniciado. Dali para frente, seriam 17,6 quilômetros, 85 condutores e um público curioso e apaixonado que lotou todas as ruas por onde o símbolo olímpico passou. A tocha seguiu toda a avenida até a Cula Mangabeira, onde Andrey Souza, ex-secretário de Esportes do município, teve a honra de conduzi-la. “Foi uma das maiores emoções da minha vida, guardarei para sempre esse momento”, confessou. 

Na avenida São Judas foi realizada uma segunda parada, em frente à Ponte Preta, onde um grande público se concentrou na Escola Estadual Eloy Pereira. Logo em seguida a tocha seguiu até atravessar a avenida das Américas e chegar à Deputado Plínio Ribeiro. No 10º Batalhão de Polícia Militar, a terceira parada, e uma das mais bonitas. A trilha sonora para recepção da tocha foi a da banda da Polícia Militar. A partir do batalhão, o revezamento foi conduzido por uma policial.

Prosseguindo o revezamento, a tocha foi conduzida até a avenida Magalhães Pinto, quando chegou à sua quarta parada, em frente ao Parque de Exposições João Alencar Athayde. Lá quem aguardava ansiosa era Teresa Batista, que ao lado do filho, Leandro Souza, esperava pela passagem da tocha. “Estamos há uma hora esperando, mas sem achar ruim, porque sabemos que esse é um momento histórico em nossa vida”, disse. 

Ainda no percurso, a tocha fez a penúltima parada, dessa vez em frente à Escola Normal, onde foi recepcionada por um grupo de violeiros. De lá, seguiu para o destino final, a Praça dos Jatobás, onde mais de 10 mil pessoas a aguardavam. Ao chegar, a chama da tocha foi usada para o acendimento da pira olímpica. Na praça, quem esperava era a estudante Monalisa Campos de Carvalho, que se emocionou ao ver a chegada da tocha. “Eu nem acredito que finalmente a chama da Olimpíada chegou. É muito emocionante”, disse.

Durante a cerimônia o vice-prefeito de Montes Claros, José Vicente Medeiros, destacou o trabalho feito na cidade para que uma festa tão grande pudesse ocorrer. “Foram mais de seis meses de preparação, com a participação de todos. O resultado estamos vendo aqui nesta bela festa”, disse.

O Secretário de Esportes, Antônio Eustáquio Gomes, falou sobre a importância do evento para a história da cidade. “Montes Claros sem dúvidas nunca se esquecerá desse dia, ponto alto do esporte da cidade”, afirmou.

O secretário de Esportes de Minas Gerais, Carlos Henrique Alves da Silva, classificou a festa em Montes Claros como uma das melhores até agora. “O povo está de parabéns, sabe como ninguém receber um evento como esse. Vai ficar registrado na memória eterna da cidade”.

Comentários