CAMINHOS TOMADOS PELO MATO E LIXO



16/03/2017
Caminhos tomados pelo mato e lixo

Vitor Costa
P/ O Norte





Avenida Deputado Esteves Rodrigues, próximo à prefeitura: mato tomando conta do passeio público


Os moradores de várias regiões de Montes Claros, incluindo os do centro da cidade, estão reclamando do mato alto que está tomando as calçadas públicas, ruas e terrenos baldios. Eles aguardam providências dos gestores, uma vez que os problemas contribuem para a sensação de insegurança na cidade, além da ameaça das doenças que a sujeira provoca.
De acordo com o servente de pedreiro Rogerio Amaral, o tráfego na principal avenida do bairro Vila Ipiranga é um problema para os moradores da região. Ele denuncia as péssimas condições da via, que além dos buracos está tomada pelo mato alto e pelo acúmulo de lixo.
- Esta situação deixa todo mundo indignado, porque pagamos impostos para que ela não ocorra. A verdade é que a prefeitura não tem se preocupado com o nosso meio-ambiente. O mato alto e o lixo espalhado, além dos perigos à saúde pública, facilitam a entrada de pessoas mal-intencionadas, que utilizam a área como esconderijo. O matagal dificulta até mesmo o trabalho de ronda policial, porque facilita a ocultação dos suspeitos, das drogas e dos produtos roubados - alerta Rogério.

PERTO DA PREFEITURA

O problema da falta de segurança e ameaça à saúde humana devido ao lixo e ao mato, também é sentido em pontos centrais e importantes da cidade, como na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, a poucos metros da prefeitura. Os moradores e usuários do transporte coletivo que necessitam permanecer no local para aguardar a condução acusam o “abandono de uma das avenidas que serve de cartão postal para cidade”.

Erika Santiago da Luz utiliza a via para aguardar o lotação e a situação do local a preocupa e deixa a estudante revoltada. 
- Esse mato na calçada, bem perto da prefeitura, vem camuflando perigos como objetos cortantes e animais peçonhentos. Até outro dia tinham cavalos aqui. Cachorro nem se conta. O que deixa a gente indignada é estar convivendo com esses problemas em uma de nossas mais importantes avenidas e saber que a municipalidade está sendo ineficiente para manter a cidade limpa e bonita. Montes Claros está toda esburacada, tomada de mato e de lixo. E os animais continuam soltos pelas ruas – desabafa a estudante. 

RESIDENCIAL VITÓRIA
Os moradores do bairro Residencial Vitória, que nesta semana, através de O Norte, já haviam denunciado a prefeitura por interromper os trabalhos de acabamento de obras ali iniciadas pelo ex-prefeito Ruy Muniz, argumentam que a situação de abandono se repete na região. A manutenção das praças, por exemplo, não estaria ocorrendo. Pamela Gonsalves salienta ser “uma pena” o lugar estar em situação de abandono e cobra providência do poder público. 

- A prefeitura demora mais de mês apenas para cortar a grama. Eles deveriam fazer isso com mais freqüência. Uma solução para o problema seria designar um servidor municipal para ficar responsável por cada uma das praças da cidade. Isso contribuiria para que todos tivessem um bom lugar para passear e respirar ar puro. Mas, hoje, o que temos na praça é mato, lixo e muito riscos à nossa saúde e segurança – conclui Pamela.  

Comentários