HOSPITAL MÁRIO RIBEIRO: VEREADORES CONFIRMAM APOIO

17/03/2017
Em visita a hospital vereadores confirmam apoio pelo credenciamento do SUS

Márcia Vieira
Repórter
 P/O NORTE


A manhã desta quinta-feira (16) foi um marco para a saúde de Montes Claros. Dos 23 vereadores que compõem a Câmara Municipal, 16 deles participaram da visita ao Hospital das Clínicas Mário Ribeiro para conhecer as instalações e selar apoio à cobrança de credenciamento do hospital no Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Governo do Estado.
Recebidos pela equipe administrativa e médica, os vereadores puderam conhecer os serviços oferecidos pelo hospital por meio de vídeo institucional e, em seguida, percorreram as alas do hospital. A vereadora Néia se “encantou” com a maternidade. 
- Estou encantada. Apaixonei-me pela área da maternidade infantil, que dá suporte tanto para as mães quanto para a criança. Algo diferenciado que vi aqui e não vi em outros hospitais. A mãe retorna ao hospital depois de sete dias para avaliação dela e do bebê. Isso é muito importante, assim como esta visita, que nos proporcionou conhecer melhor a estrutura do local. Vamos lutar juntos para o credenciamento deste hospital, com o objetivo de melhorar a saúde do povo de Montes Claros e da região

TRATAMENTO HUMANIZADO
O HC se destaca especialmente no tratamento humanizado e é referência em todo o norte de Minas. Vinicius Rodrigues Neves saiu de Januária para Montes Claros acompanhando a esposa, Maria Luíza, que estava prestes a dar à luz. E foi o Hospital Mário Ribeiro que Vinicius escolheu para que Maria Júlia viesse ao mundo, cercada de cuidados. 
- Já conhecia o hospital de nome. Quando chegamos aqui, percebemos que foi além da nossa expectativa. Estou impressionado com o atendimento, estrutura e técnicas utilizadas - disse Vinícius. 
Consultas de pré-natal, ultrassom, parto, assistência pós-parto e administração de vacinas, fazem parte do pacote de serviços. Às gestantes é disponibilizada uma sala para interação e orientação básica. Além da ginecologia e obstetrícia, o hospital oferece cirurgia geral, cirurgia plástica, otorrinolaringologia e oftalmologia. 

FUNÇÃO
Projetado para ser um hospital de retaguarda, o Hospital das Clínicas funciona como suporte dos demais hospitais e não como concorrente. 

-Temos uma responsabilidade social. Nossa rotatividade é alta, e o paciente não tem que ficar meses esperando por cirurgias. Em determinando momento, a procura foi tão grande que o hospital não conseguiu sustentar 100% dos pacientes. Então, montamos nosso critério de escolha, onde quem não pode pagar passa pela assistente social e não paga. Todo mundo tem aqui o seu problema resolvido - disse Jonathan Rodrigues, da equipe do HC.

O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Prates, concluiu que a saúde é primordial e deve se mantida acima de qualquer problema político.

- A demanda da saúde tem que estar acima de qualquer divisão, interesse e divergência partidária, porque a saúde é uma demanda infinita e o bem mais precioso do ser humano, que é a vida. Ter uma estrutura como essa, apta para ser colocada à disposição da população, faltando apenas o credenciamento, vai ser um marco. A partir do momento que, de forma unida, os vereadores clamarem ao governo do Estado, certamente este hospital será credenciado para atender pelos SUS. 
Prates afirma que visitou diversos hospitais e percebeu que estão abarrotados de pessoas nos corredores por falta de estrutura. Para ele “é necessário firmar parceria e interligar a saúde deixando de lado quaisquer interesses pessoais ou políticos”.

Luciana Santana, da equipe de profissionais do HC declarou como um dos pontos principais do encontro a reflexão sobre a situação da saúde no município.

- O hospital prima pelo atendimento humanizado, passou por todas as etapas de vigilância e está pronto para ser credenciado e oferecido ao povo.  

Comentários