TEXTO CONVIDADO: ALBERTO SENA

TEXTO CONVIDADO: ALBERTO SENA

GRÃO MOGOL COM EXTRATERRESTRE NA BARRAGINHA

Alberto Sena

Quando nos deparamos com a figura estranha daquele ser, cara a cara conosco, a primeira idéia foi a de que se tratava de um extraterrestre. Ele tinha a cabeça grande, carente de cabelos. Parecia cabeça do ator russo-americano Yul Brynner, senão cabeça do ex-governador Magalhães Pinto, que em 64 achava estar fazendo “revolução” e pensava galgar esfera de poder mais alta, quando tudo não passava de um golpe militar.
O ser estranho tinha os olhos grandes, semelhante aos olhos de cavalo. O nariz quase sumido no rosto era, em verdade, dois orifícios. A boca era bem desproporcional ao resto do rosto porque muito grande e tivemos a impressão de boca desdentada. Não parecia ameaçador. No primeiro momento ficamos estáticos e extáticos diante da figura, num misto de curiosidade e medo. E ele também. Ao que parecia.
Sílvia Batista fez menção de correr e segurei-a pela mão, já refeito do choque, e com intenção de puxar conversa com o extraterrestre. Primeiro, timidamente, sacudi a mão direita num gesto de “oi”. Ele nem piscou. Disse ele, mas não se podia identificar se era macho ou fêmea porque tinha o corpo coberto por um material semelhante ao plástico, cor da pele.
Sílvia sussurrou ao meu ouvido um “vamos embora”, mas eu preferi insistir para obter do estranho alguma reação. Foi quando ele (ou ela), mais timidamente ainda imitou o meu gesto. Sorri desbragadamente certo de ter conseguido comunicar-me com o personagem extraterrestre vindo não se sabia de onde.
Nesse momento, senti alguma coisa diferente no interior do meu cérebro, como se repentinamente pudesse conversar com o ser estranho. Ele permanecia em pé diante de nós, ali na Barraginha, próximo da Lapa da Água Fria. Ousei, então, pensar “será de onde é essa figura?” E logo me veio uma resposta: “Sou das imediações da estrela Sirius”.
Fiquei estupefato e comentei baixinho com Sílvia que podia conversa com o estranho por meio de telepatia. A partir desse momento tive certeza de que se tratava mesmo de um extraterrestre. E foi me dizendo que fazia uma viagem interplanetária quando o combustível da nave dele se acabou e ele teve de descer na terra e justamente aqui, em Grão Mogol.
Disse-me sem me dar chance de pensar n’alguma coisa, que o combustível da nave é a base de energia das pedras, daí ter descido aqui. Disse ele, como se tirasse de mim a idéia da dúvida, “aqui tem mais pedras do que histórias ou é o contrário?”
Se nesse nosso plano de vida não dá para confiar em nenhum estranho – os não estranhos também estão deixando a gente boquiaberta – faça idéia um ser vindo da estrela Sirius. Pensei naquele provérbio oriental: “Deus ajuda, mas amarre o seu camelo”. Em seguida a esse pensamento veio em mim uma tranquilidade fora do comum e foi como se ele (ou ela) dissesse, com toda segurança: “Em mim, vocês podem confiar”.
E o estranho fez um sinal com a mão como quem convidava para segui-lo. Sílvia fez cara de muxoxo e eu fiz menção de acompanhá-lo e ela meio a contragosto seguiu-me. Nunca levei um susto tão grande ao deparar-me com uma nave tipo disco voador. Não era nave de grande proporção, parecia ser individual. Tinha uns desenhos com tinta fosforescente.
O ET aproximou-se da nave, e, automaticamente desceu uma escada. Ele (ou ela) pôs um pé no primeiro degrau e nos convidou a entrar meneando a cabeça. Olhei para Sílvia e ela estava com o rosto lívido. Mas ainda assim, eu disse a ela “vamos”. Ela me segurou fortemente a mão e subi a escada e já estava pronto para entrar na nave quando Sílvia resolveu subir.
Dentro da nave ainda não se podia divisar o que havia lá dentro porque tinha uma espécie de biombo. Veio-me o pensamente de quando o cineasta Orson Wells, em 30 de outubro de 1930, na condição de radialista assustou os Estados Unidos e o mundo dizendo que a Terra havia sido invadida por extraterrestres.
“Será que há uma invasão agora, de verdade?” Me perguntei, mas quem respondeu foi ele (ou ela). Disse-me estar só e reforçou a necessidade de descer a Terra para reabastecer a nave. E mostrou uma espécie de cano por meio do qual retirava energia das pedras sem comprometer nenhuma.
Ficamos com o ET por um espaço de tempo de uma hora, se muito. Depois de a nave reabastecida, ele (ou ela) nos pediu para ficar tranquilos. Ia nos mostrar o interior da nave. Apertou um botão e da parede veio um assento. Apertou outro e vieram dois assentos. Sentou-se e nos pediu para sentarmos também. Ofereceu-nos algo parecido com uma bala-doce. Pôs não boca e pediu-nos para fazermos a mesma coisa.
No que pusemos a bala-doce na boca foi como se colocássemos algodão-doce porque derreteu imediatamente na língua. Sentimos – e isso Sílvia me confidenciou depois – uma sensação, um êxtase nunca sentido. E ao perceber isso, o ET sorriu com os lábios sem mostrar ter dentes ou gengivas.
Ele olhou fixamente um painel no teto da nave como quem olhava um relógio e sugeriu: “Querem dar um passeio?” Olhei para Sílvia de soslaio e assenti com a cabeça. Foi duma vez. A nave arrancou suave de forma vertical. Deu uma parada e... zuniu. Deu-me um frio na barriga e pude perceber claramente, estava viajando na velocidade da luz. E como não estava acostumado com isso quase não conseguia enxergar as coisas de tão estupefato com tudo.
Nesse meio tempo, com o celular na mão, saquei uma foto do ET. Foi quando percebi ser hoje dia 1° de Abril, “Dia da Mentira”. Dia que, com o passar do tempo, a política nacional conseguiu desmoralizar e os brasileiros saíram por aí nadando de braçada nela. Agora, para mudar o “status quo”, talvez seja necessário inverter o significado do dia decretando o 1° de Abril como sendo o “Dia da Verdade”. Assim ela, a verdade, tão maculada pelos políticos e pela maioria dos brasileiros não morrerá de inanição.

Comentários