AUDIÊNCIA TRANSFORMADA EM COMÍCIO




Audiência transformada em comício 
Política - 05/04/2017  



Márcia Vieira
Repórter  
P/ O NORTE 



A audiência pública proposta pelo vereador Daniel Dias, do PCdoB, e realizada nesta segunda-feira 3, em Montes Claros, foi apresentada no calendário como uma alternativa para se discutir a Reforma da Previdência.
Porém, diversas pessoas que foram ao evento lamentaram o fato de ele não ter servido realmente para aprofundar o debate sobre o assunto que domina o cenário nacional nos últimos dias, mas, sim, para ser utilizado como palanque eleitoral.

E. G., trabalhadora do setor de gastronomia disse que se sentiu enganada
- Estive na Câmara antes, vi o vereador convidar para um debate de um assunto muito sério e que aconteceria hoje. Mas, ao chegar aqui, o que assisti foi a um comício  do PT. Tiram a gente do trabalho para ouvir essas coisas? - indignou-se a cidadã.
O deputado estadual do PT teria incentivado os convidados a usar o microfone e emitir o grito “Fora Temer”, que também ganhou coro na voz do deputado federal Leonardo Monteiro, de Governador Valadares, que veio a Montes Claros participar do encontro com o companheiro do PT.
SEM CONTEÚDO
Em conversa com a reportagem de O Norte, o deputado Monteiro admitiu a ausência de explicação sobre o conteúdo da reforma, que era o propósito do debate.
- O que vi aqui foram pessoas esclarecidas, por isso que o assunto não foi mais detalhado.
E prosseguindo no assunto político, apontou “culpados” pelo impeachment da ex-presidente Dilma Roussef.
- Quem causou o desemprego no país foi o PSDB, o DEM, os golpistas e a Rede Globo, que montaram esquemas pra derrubar a Dilma - disse o deputado, que tem seu ninho político na  região do Jequitinhonha e eventualmente, por ocasião de eleições, aparece em Montes Claros para visitar os companheiros.  
SEM CONTROLE
O idealizador da audiência, vereador Daniel Dias, minimizou o ocorrido.
- Infelizmente o público a gente não controla. A Câmara pauta com seriedade e a gente lamenta que possa ter ocorrido alguma situação de desrespeito. Infelizmente algumas pessoas podem ter se utilizado do espaço para se auto-promover.

 Já Cláudio Prates, presidente da Casa, ao ser questionado respondeu que a Câmara fez o seu papel.
 - O papel da Câmara é abrir suas portas para ouvir todas as vozes. Como a proposição é do vereador Daniel, já era esperado essa presença dos movimentos sociais que já têm uma posição muito pontual. Não discutimos realmente os pontos específicos – declarou Prates.
TRANSPORTE DE LUXO
 Na porta da Câmara, durante toda a audiência, permaneceu um ônibus de empresa conceituada no município, à espera dos “manifestantes”, segundo uma fonte próxima do deputado estadual. O veículo aguardava o final da audiência para recolher os manifestantes e se dirigir a outros pontos da cidade.
Um ônibus com capacidade para 48 passageiros é alugado em média por cerca de mil reais, para percorrer um itinerário dentro da cidade. O cálculo é feito em cima da quilometragem. O motorista está incluído no pacote e fica à disposição dos passageiros.
 A.R não se conformou e fez um desabafo.
- Com tanta coisa grave acontecendo no país, o PT usa a Câmara para fazer movimento partidário, traz deputado de fora, aluga ônibus caro e ainda tem coragem de dizer que está lutando pelos outros? Não quero que lutem por mim desse jeito. Isso foi um circo montado - desabafou

Para A., a reclamação do público que participou da audiência pedindo direitos é incoerente.
- Onde essas pessoas arrumam tanto dinheiro? A gente trabalha desesperadamente e quando precisa fazer uma viagem até para lugares próximos é difícil. Mas eles têm até ônibus personalizado? O Ministério Público tem que ficar de olhos abertos. Usar estrutura pública para fazer política não está certo - lamentou A.
PROTESTO PATROCINADO
As mesmas pessoas e faixas usadas na entrada da Câmara foram utilizadas em uma “manifestação” na porta da casa da deputada federal Raquel Muniz, que estava em Belo Horizonte fazendo entrega de 12 ônibus escolares para a região.

Nesta terça-feira, a deputada Raquel Muniz, que já está em Brasília, falou sobre o assunto:
- Lamento que na minha cidade, onde já fui convidada por diversas entidades para falar sobre a reforma da previdência, aconteça um fato desses. Ontem, estava em Belo Horizonte fazendo entrega dos ônibus escolares. Foram para frente da minha casa numa manifestação patrocinada com ônibus da oposição – disse a parlamentar.

Raquel Muniz, que é membro da Comissão da Previdência, apresentou emenda protegendo as garantias que as mulheres têm com relação ao tempo de aposentadoria, e afirmou que o seu partido, PSD, ainda discute na Câmara a reforma.
 -Sou aberta a discussões e repudio esse tipo de manifestação. Tenho coragem de fazer o enfrentamento. Estou aqui para representar o meu estado, Minas Gerais, a minha região, norte de Minas e a minha cidade, Montes Claros - disse Raquel Muniz que agradeceu as manifestações de apoio  recebidas nas redes sociais em reconhecimento pelo seu trabalho.


Comentários