CODEVASF INAUGURA ETE em ARCOS


Codevasf inaugura Estação de Tratamento

de Esgoto no município de Arcos


                        Com investimentos federais de mais de R$17.5 mi a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba(Codevasf) entrega ao município de Arcos, na região do Alto São Francisco em Minas Gerais,  uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE),  como parte de mais uma ação  que integra do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A solenidade de inauguração desse empreendimento ocorreu na manhã desta sexta-feira(25) com as presenças do presidente da Companhia, Avelino Neiva; do superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues; do prefeito de Arcos, Denilson Francisco Teixeira, entre outras autoridades.

                        Essa obra irá beneficiar mais de 35 mil moradores da cidade de Arcos, não só com a coleta e tratamento do esgoto, mas, também, com a despoluição do córrego Arcos, trazendo ganhos ambientais e para a saúde da população.

                        O sistema é composto por 4.500 metros de emissário de esgoto bruto; Tratamento Preliminar; Estação Elevatória final e Estação de Tratamento de Esgoto(ETE), composta por oito lagoas anaeróbias,uma lagoa facultativa e duas lagoas de polimento/maturação, além de outras obras necessárias ao funcionamento de todo o sistema implantado pela Companhia.

                        De acordo com estudos técnicos da Codevasf, esse sistema de esgotamento vai solucionar pelos próximos 22 anos um grave problema sanitário do município de Arcos, que são as doenças de veiculação hídrica, além de melhorar a qualidade da água, com relevante melhoria nas condições de saúde e garantir que essa água restituída ao rio São Francisco esteja devidamente tratada, assegurando, assim, a recuperação hidroambiental do rio.

“Aos benefícios ambientais de um sistema de esgotamento sanitário soma-se o impacto positivo para a saúde da população. O conjunto de estruturas de coleta e tratamento auxiliará a comunidade a proteger suas reservas de água para múltiplos usos e a evitar a incidência de doenças”, destaca o presidente da Codevasf, Avelino Neiva.

                      Para a dona de casa Maria Salomé Ramos, que reside próximo a antiga Estação de Tratamento de Esgoto, “Essa é uma inauguração esperada por todos nós moradores de Arcos, principalmente nós aqui da zona Norte. Sofremos muito com o mau cheiro da ETE antiga que muitas vezes chega a afetar nossa saúde com náusea, dor de cabeça e mal estar. Nossas casas foram desvalorizadas, aqui ninguém consegue alugar seus imóveis. Enfim, estamos felizes com a inauguração da nova ETE”.

                        A inauguração da nova ETE é uma conquista do povo de Arcos. É o que afirma o prefeito de Arcos, Denílson Teixeira. Acrescentando ainda  que é  "Um sonho que se realiza e que irá transformar de forma significativa a vida dos moradores da zona Norte de Arcos, que há anos sofre com o mau cheiro da ETE antiga. Além do significado ambiental, a nova ETE de Arcos tem um forte significado social, pois reflete diretamente na qualidade de vida e no bem estar da população”. 

                        Segundo o superintendente Rodrigo Rodrigues, uma das principais preocupações da Codevasf ao desenvolver e implantar o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em Minas Gerais, é no aumento da qualidade da água disponível na região. "E na implantação dessa ETE, está uma  das principais maneiras de alcançarmos esse resultado, principalmente em municípios localizados próximos às margens do São Francisco",conclui o dirigente mineiro.

                        Para o engenheiro agrônomo e chefe de gabinete da Codevasf em Minas Gerais, Fernando Britto, um dos maiores entusiasta com o Programa de Revitalização do Rio São Francisco, "manter a qualidade dos corpos d'água superficiais é tão importante quanto manter a quantidade de água nos mesmos; e a implantação dessa obra  vem contribuir  sensivelmente para manutenção  da qualidade  da água do córrego de Arcos e, consequentemente, também no rio São Francisco", finaliza Britto.

                        Também presente na solenidade de inauguração  dessa Estação de Tratamento de Esgoto, o Secretário  Municipal  de Meio Ambiente e Agricultura de Arcos, Robson José Correia. afirmou que essa  obra é um marco na história daquela cidade. "Poucas cidades no país possuem uma estação como esta; uma das maiores e mais modernas, mesmo dispondo de um sistema extremamente simples para tratar o esgoto de forma sustentável e devolver a natureza um produto em condições físico-químicas adequadas. Além disso a localização da nova ETE também é um diferencial deste novo projeto, estando distante do centro urbano, o que era um problema da atual ETE por se localizar praticamente dentro da cidade”. Finaliza o Secretário Robson Correia.



Waldemiro Miranda
Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional
CODEVASF - 1ª/SR


Comentários