ALCIDES LOYOLA: Prefeitura inaugura placa do centenário

ALCIDES LOYOLA
Prefeitura inaugura placa em homenagem ao centenário de Dr. Loyola
Texto: Karienina Amaral
Fotos: Márcia Vieira


A manhã ensolarada e quente, típica da região norte de Minas, estava propícia para celebra o centenário de um dos homens que mais lutou pela região e, principalmente, por Montes Claros: Dr. Alcides Martins de Loyola.
Autoridades, familiares, historiadores e admiradores do trabalho que Dr. Loyola realizou ao longo da sua vida estiveram presentes para homenageá-lo e lembrar o quanto ele foi importante na construção de Montes Claros de hoje, durante a inauguração da placa em homenagem ao seu centenário, na Praça que leva o seu nome e que fica na entrada do bairro Ibituruna.
- Dr. Loyola sempre foi um homem preocupado em servir o próximo, em fazer o bem e ainda, em disseminar o conhecimento. Sendo assim, ele, através do Instituto Norte Mineiro de Educação garantiu educação para os filhos das famílias mais carentes. Portanto, ele é inspiração e exemplo para nós, porque ele foi capaz de transformar a realidade das pessoas, de dar a elas esperança e perspectivas de uma vida melhor, afirmou o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz.

Para a chefe de gabinete Raquel Muniz, “Dr. Loyola foi o homem que deu o primeiro passo para Montes Claros hoje se tornasse um polo universitário. Isso agradecemos a ele. Portanto, além de mudar, individualmente a vida de muitas pessoas, ele conseguiu através do seu trabalho como médico, educador e político que foi, a realidade e o destino da nossa cidade. Por isso, ele merece todas as homenagens”.
Raquel também conclamou os familiares de Dr. Loyola a escrever a sua biografia de vida como forma de eternizar as suas ações e tudo o que ele fez por Montes Claros e pela região nortemineira. “É preciso não deixar morrer essa história, por isso é importante que a família deixe tudo registrado, inclusive para que o Dr. Loyola continue a ser inspiração para as próximas, assim como foi para a nossa”.

Já para o deputado estadual Carlos Pimenta, também presente á homenagem, Dr. Loyola plantou sementes importantes para que Montes Claros se tornasse a maior cidade do norte de Minas, assim como ajudou a transformar a história da região. “Exemplo de ética, Dr. Loyola continua sendo exemplo para aqueles que amam Montes Claros e o norte de Minas. Ele, juntamente com tantos outros grandes homens e mulheres da nossa cidade e região, escreveram a história e já por isso, são imortais. Só temos a agradecer a ele, que tanto fez por nós e que construiu o caminho que a cidade trilha hoje”.
Falando em nome dos filhos, a filha de Dr. Loyola, Eunice Loyola relatou os ensinamentos do pai, os valores transmitidos e o quanto ele, a sua ficha de serviços prestados ao município e à região são sempre lembrados. “Tenho orgulho de ser filha de quem sou. Meu pai foi exemplo não apenas para nós, mas para toda uma cidade e uma região. Essa, com certeza, é a maior herança que ele nos deixou. Ele, sem dúvida, ajudou a construir a história de Montes Claros”.

VEJA TODAS AS FOTOS DESTE E DE OUTROS EVENTOS EM:
BIOGRAFIA- 
Natural de  Salinas, nascido em  05 de outubro de 1913, Alcides Martins Loyola, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como médico, foi empresário, educador e político, sendo deputado estadual no período de 1959/1963.
Foi fundador e diretor da Santa Casa de Saúde Santa Helena, do Hospital São Geraldo e da Santa Casa de Montes Claros. Como deputado estadual garantiu a incorporação do norte de Minas na Sudene. Foi ainda, diretor fundador do Frigonorte, da Unimed Montes Claros e da Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed). Dr. Loyola foi secretário de Educação e Saúde de Montes Claros, além de fundador do Colégio Loyola e do Instituto Norte Mineiro de Educação.

Casou-se com  Aide Pinheiro Loyola, com quem teve 7 filhos e 16 netos.

ACESSE O DZAI E VEJA TODAS AS FOTOS:

Comentários