DIA das CRIANÇAS: familiares de detentos participam de atividades

Dia das Crianças
Familiares de detentos participam de atividades
para comemorar a data
Texto e Fotos: Márcia Vieira
Por ocasião do Dia das Crianças, comemorado neste sábado, 12, os filhos de detentos do Presídio Regional de Montes Claros, localizado no bairro Jaraguá II, tiveram oportunidade de participar de um dia mais alegre, suavizado pela presença de diversos voluntários.
Do lado de fora, desde as primeiras horas da manhã, era grande o número de pessoas que aguardava para ver o amigo ou familiar encarcerado. Eliana (*) era uma delas. O esposo está preso pela segunda vez. Por força do trabalho, ela faz visitas a cada 15 dias. Uma vez por mês, tem permissão para levar os dois filhos. “Quando vêm visitar o pai, minhas crianças acreditam que aqui é uma roça onde ele trabalha fazendo tapetes. Mesmo assim, não é o melhor lugar. Hoje está diferente, é bom ter alguma distração. Poderia ser assim todo final de semana e até eu estou me divertindo”, disse a jovem.
Na entrada do presídio foi montada cama elástica e tenda para atividades recreativas e de arte. Maria das Dores Raposo, auxiliar da Pastoral Carcerária, destaca que o trabalho de acolhimento é feito anualmente graças à presença de parceiros, entre eles o município. “Só tenho a agradecer a quem nos ajuda. É muito bom fazer este trabalho, que traz alegria e esperança de vida nova aos irmãos encarcerados”, diz Dora.

A administração municipal, que tem priorizado a humanização de ambientes onde vivem pessoas em risco social, foi representado na ocasião pela chefe de gabinete Raquel Muniz, que declarou: “É uma parceria conjunta do estado, município e comunidade.  Nossas unidades estão permanentemente aqui, com médicos e enfermeiros que auxiliam no tratamento de saúde. E todas as datas festivas do calendário fazemos questão de comemorar com eles. É um alento para os detentos, que ao sair devem ser reintegrados a sociedade. É importante também para os que prestam o serviço, para que não fiquem alheios ao que acontece no mundo”.

(*) Nome fictício.


Comentários