SAMU: PROGRAMA de atenção aos SOCORRISTAS

Samu desenvolve programa de atenção psicológica aos socorristas
A iniciativa visa auxiliar aos colaboradores a lidar com os fatores emocionais e o estresse, decorrentes do alto nível de desgaste psicológico a que estão submetidos no atendimento pré-hospitalar

A rotina de trabalho dos profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é naturalmente marcada pelo estresse, em decorrência do alto nível de desgaste psicológico a que estão submetidos no atendimento pré-hospitalar.
Com objetivo de auxiliar aos seus colaboradores a lidar com os fatores emocionais diante dos contextos pessoais e de trabalho, o Samu Macro Norte está realizando um diagnóstico dos setores e traçando o perfil profissional e de personalidade de cada colaborador, visando oferecer apoio ao aperfeiçoamento e à conservação da sua capacidade de trabalho.
De acordo com o psicólogo Tiago José Teixeira, responsável pela realização do diagnóstico situacional, após essa primeira etapa será realizada a intervenção, oferecendo aos socorristas apoio no enfretamento às eventuais dificuldades identificadas. “Com o diagnóstico será possível elaborar um assento funcional de cada funcionário. Nossa proposta é dar apoio profissional, pessoal e familiar aos nossos colaboradores contribuindo para a promoção da qualidade de vida e preservação da saúde psíquica, o que certamente impactará de forma positiva em sua vida profissional e pessoal”, explica o psicólogo.
Segundo Thiago Teixeira, o diagnóstico é mais voltado para a saúde ocupacional, identificando aptidões, abordando questões relacionadas à autoestima, relacionamento interpessoal e à hierarquia. “Nesse primeiro momento estamos trabalhando mais vinculados aos Recursos Humanos para traçar o perfil profissional. Na segunda etapa, será possível elaborar um plano de intervenção utilizando instrumentos e conhecimentos que auxiliem na humanização e resgate da própria vida, uma vez que o trabalho do socorrista é focado no cuidado do outro”, completa.
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Ricardo Afonso Veloso, destaca que o bem estar e a qualidade de vida do socorrista são fundamentais para o bom desempenho de seu trabalho, que se dá sempre no limite da vida. “A atenção psicológica é um recurso valioso que auxilia a pessoa a lidar com suas angústias, anseios e dificuldades. E no caso da rotina de trabalho do socorrista, que está associada a fatores que naturalmente afetam a saúde psicológica, essa atenção se torna indispensável. Os recursos humanos são o maior patrimônio do Samu e estamos procurando oferecer melhores condições para que possam desenvolver seu trabalho”, ressalta.


Assessoria de Comunicação CISRUN/SAMU Macro Norte
Avenida paulista,  446 - Bairro Santo Antônio
CEP: 39402-265 - Montes Claros-MG
Telefone: (38) 3213-6419 / 9944-0311

Comentários