ESCOLA MÓVEL SESI-SENAI: TRÊS ANOS de ATUAÇÃO



Escola Móvel SESI-SENAI completa três anos de atuação

Neste período, o programa rodou 157 municípios mineiros e atendeu 18.849 pessoas




No dia 25 de julho a Escola Móvel SESI / SENAI, uma ferramenta de educação e inclusão social do Sistema Fiemg que atende municípios que não possuem unidades do Sesi  e do Senai, completou três anos de atuação e neste período percorreu, nada mais, nada menos, do que 158.092,00 km em todo o Estado. Muitas foram as cidades visitadas e muitas também foram as vidas modificadas. Ao todo, 18.849 pessoas foram capacitadas em 157 municípios mineiros. Aqui no Norte de Minas, a Escola Móvel já esteve nos municípios de Janaúba, Porteirinha, Espinosa, Capitão Enéas, Buritizeiro e Patis onde formou quase mil alunos. Em agosto, a Escola Móvel volta à região para atender demanda por formação de mão de obra qualificada no município de Engenheiro Navarro.
 Com o Programa Escola Móvel SESI / SENAI, as pessoas que não têm acesso a unidades das instituições nos municípios onde moram, agora podem participar de cursos gratuitos em diversas áreas. São 40 alunos por curso e a unidade móvel fica cerca de 30 dias em cada cidade, sempre em parceira com a prefeitura local.
São oferecidos, principalmente, cursos na área de formação, como os de iniciação profissional em costura, pedreiro de alvenaria, bombeiro hidráulico, mecânica de motos, panificação e eletricista predial.  Além disso, a Escola Móvel SESI / SENAI também oferece cursos de educação continuada, como meio ambiente e sustentabilidade, atendimento ao cliente, auxiliar administrativo básico, secretariado e outros temas de interesse geral, dentre os quais, as oficinas de artesanato.
O presidente da Fiemg Regional Norte, Adauto Marques Batista, explica que essa é uma nova porta que se abre para o conhecimento, para a formação humana e profissional de centenas de pessoas dos municípios que, de outra maneira, não teriam acesso a um curso profissionalizante. “A prefeitura que quiser a Escola Móvel SESI / SENAI em seu município deve procurar a sede da Fiemg Regional Norte e se informar”, acrescenta Adauto.

Comentários