ENDIVIDAMENTO RURAL: TEMA será abordado em PALESTRA GRATUITA

Endividamento rural
Especialista em crédito fará palestra gratuita para sanar dúvidas de produtores

O economista, especialista em crédito rural e assessor técnico da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Edvaldo Brito, vai proferir palestra no próximo dia 16/09, às 9h, no Auditório Osmani Barbosa, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, sobre negociação político-institucional com vistas à prorrogação de débitos de financiamentos rurais vincendos em 2015 e 2016. A palestra é gratuita é uma promoção da Sociedade Rural e Sindicato Rural.
Para Osmani Barbosa Neto, Presidente da Sociedade Rural, Edvaldo vai esclarecer dúvidas de produtores que estão com problemas de endividamento rural.
“A seca continua afetando a região, ocasionando sensível diminuição da capacidade de pagamento dos produtores rurais”, descreve Osmani.
Segundo a Emater-MG, as perdas da produção do setor agropecuário atingiram a marca de 90%. A capacidade de suporte das pastagens foi reduzida em mais de 60%. Os prejuízos acumulados das últimas duas safras, soma-se a safra atual, ultrapassa a casa dos R$ 800.000.000,00.
“Vivemos em constante estado de caos. E por isso, temos buscando ações para minimizar os impactos negativos da falta de distribuição regular das chuvas. Por isso, é oportuno a vinda do especialista. Queremos evitar mais problemas para o produtor rural. Buscamos soluções”, afirma Osmani.
O administrador de empresa, produtor rural e servidor da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento de Montes Claros, no setor de convênios, Luiz Guilherme Antunes Câmara e assessor de créditos da Sociedade Rural, acredita que a vinda do Edvaldo Brito vai esclarecer sobre leis e resoluções que possibilitam a renegociação de dividas.
“Mesmo com as leis editadas recentemente, que aparentam a solução de endividamento  os pequenos e médios produtores rurais ainda não são contemplados. Os produtores rurais agora aguardam novas diretrizes para atendê-los. Na verdade, ainda há uma exclusão. O que se espera é que haja uma nova rodada de soluções sobre o tema, contemplados num projeto mais amplo”, pondera.
A falta de informação é um grande gargalo do setor. “Muitos produtores não sabem das leis, do que pode e o que não pode. Isso dificulta a vida de todo mundo. Por exemplo, há benefícios exclusivos para agronegócio, uma vez que o empréstimo rural tem a finalidade legal de fomentar a agricultura e não de obter lucro. Mas, muitas vezes há uma inversão na finalidade dos financiamentos rurais, pois os bancos, inclusive os oficiais, estão operando com os contratos rurais objetivando lucrar e não incentivar o setor agropecuário”, avisa Guilherme.

Serviço
Palestra: Endividamento rural
Palestrante: Edvaldo Brito
Data: 16/09/2014(terça-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório Osmani Barbosa – Parque de Exposições João Alencar Athayde
Entrada: gratuita
Informações: 38 32151212



Andréa Fróes
Comunicação e Projetos 

Comentários