PATRIOTISMO E CULTURA em CEMEI

Patriotism​o e Cultura são incentivados no CEMEI do bairro Cintra




Colaboração e Fotos:  CEMEI Professora Maria da Conceição de Almeida Costa


Foi realizado no dia 6 de setembro, no CEMEI Professora Maria da Conceição de Almeida Costa, do bairro Cintra, um momento cívico, artístico e cultural referente ao encerramento dos projetos folclóricos “Cultura e Arte de um Povo” e “Pátria Amada Brasil”, desenvolvidos na instituição.

Dentre as atividades realizadas, destacaram-se a construção de brinquedos com sucata, a apresentação do Grupo Folclórico Zabelê e o desenvolvimento de brincadeiras lúdico-musicais e lúdico-pedagógicas desenvolvidas pelas professoras, a partir de músicas, parlendas e adivinhas.

Um dos momentos mais vibrantes, segundo a equipe de professores, foi a exibição de um dos episódios do Sítio do Pica Pau Amarelo que favoreceu a exploração de um dos personagens  através da releitura da obra “ A Cuca”, de Tarsila Amaral. Esse trabalho foi exposto na mostra artística e despertou a curiosidade das crianças ao estudar sobre a vida e obra da autora.

 “A escola está de parabéns por trabalhar o Hino Nacional e as atividades alusivas a esse projeto de forma tão criativa e produtiva”, avaliou a professora de Inglês e mãe de um dos alunos do maternal, Amanda Georgia Lopes. A professora ainda salientou que, enquanto educadora, “acredita que essa é uma das formas de despertar, desde a educação infantil, o civismo e o senso crítico das nossas crianças”.

Ao som da música “Eu te amo meu Brasil” foi organizado um desfile onde as crianças, em cima de cavalos de pau, que elas confeccionaram, simularam o grito de D. Pedro I às margens do rio Ipiranga.

A diretora Ivete Fróes explicou que “esses momentos mágicos, lúdicos, são também de muito saber e fazem a diferença nos contextos da educação infantil".

Comentários