TRIPSIU: TRÊS anos para celebrar TRÊS DÉCADAS

TRIPSIU: Três anos para celebrar três décadas

Programação terá exposição de poemas, recital, intervenções, performances, debates, oficina  e espetáculos poético-musicais

O músico André Águia é o autor da música tema das comemorações do Tripsiu 
(Foto: Silvana Mameluque)


Entre os dias 04 e 12 de outubro, Montes Claros receberá, pelo 28º ano consecutivo, o Salão Nacional de Poesia – Psiu Poético. Em cada edição, o agitador cultural Aroldo Pereira, organizador e um dos idealizadores do Psiu, além da vasta programação cultural, escolhe um tema para o projeto. Este ano, como forma de comemorar a resistência e persistência em quase 30 anos de Psiu, o tema escolhido é “TRIPSIU: Três anos celebrando três décadas”.
 O artista plástico André Assis é o responsável pela instalação e visual da Galeria Godofredo Guedes, no Centro Cultural, para a abertura do Psiu, onde serão expostos os trabalhos dos poetas e artistas participantes.  Gaúcho, residente em Montes Claros há cerca de cinco anos, André promete surpreender aos visitantes com um trabalho feito com papel origami, numa mistura entre passado e futuro. “Vamos fazer figuras geométricas que remetem aos anos 80 e 90, mas também ao presente e futuro, numa clara explicação do que são quase 30 anos de Psiu Poético”, explica o artista plástico.
Todos os anos, Aroldo Pereira convida um músico para compor a música-tema que norteia os trabalhos do projeto. Grandes nomes já compuseram para o Psiu, entre eles Cori Gonzaga, Grupo Baru Sonoro, Madan, Marco Oliva/Tatiana Cobbet, Banda Sofia, Banda 04 de Copas, Banda Ruído Jack e muitos outros.
Em 2014, o músico André Águia, natural de Porteirinha, propõe nas letras de sua melodia as comemorações do Tripsiu com uma pegada bem leve e solta, mas com uma reflexão bem profunda da atualidade em que o mundo está mergulhado. Em uma das estrofes da letra, chama atenção a seguinte frase “Sopro de arte no seu ouvido. Mais um Psiu. Sonho que invade o nosso destino, tempos de paz!”, numa clara reflexão ao consumismo, guerras e futilidades urbanas em todos os seus níveis. “Aroldo me convidou para compor a letra-tema deste ano. Fiquei semanas pensando e repensando, até amadurecer este trabalho, criando uma canção verdadeira e que realmente representasse o significado Psiu Poético. Tá aí o resultado e espero que vocês gostem”, conta.
Homenagem a poetas
O Psiu Poético também presta, anualmente, justa homenagem a poetas e escritores vivos que contribuem, significativamente, com a cultura e literatura regional e nacional. Os nomes são escolhidos depois que várias sugestões chegam à coordenação do Psiu, no início de cada ano. Em 2014, os homenageados são: Lara Araújo; o carioca Éle Semog, pseudônimo de Luiz Carlos Amaral Gomes; Wagner Merije; Telma Scherer, Ricardo Aleixo e Luis Carlos da Costa, mais conhecido como Dako$ta Kemerich.
Intervenções Culturais
Dentro da programação de 2014 do “Tripsiu: Três anos celebrando três décadas”, além da exposição de poemas e lançamentos de livros no Centro Cultural de Montes Claros, haverá entre os dias 06 e 10 de outubro, no auditório Cândido Canela, palestras com os livros do vestibular da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).  Ainda, intervenções culturais nos Campi das Universidades e faculdades de Montes Claros e em espaços públicos como o terminal Rodoviário da cidade.  Além de recital, intervenções, performances, debates, oficina de cinema e espetáculos poético-musicais.

Dia Municipal da Poesia
Há 16 anos, o dia 04 de outubro é reconhecido pela Câmara de Montes Claros como o Dia Municipal da Poesia e na abertura do “Tripsiu: Três anos celebrando três décadas”, às 8h, acontecerá o Despertar Poético pelas principais ruas da cidade. Poetas e estudantes de várias escolas de Montes Claros vão chamar à atenção da comunidade para o Psiu Poético e convidar a todos para prestigiarem o evento.
O trajeto sairá e voltará ao Centro Cultural. Na chegada, as escolas participantes farão um recital poético com alunos indicados pelos professores de literatura dessas escolas. “Esse despertar poético pelas ruas da cidade é um dos nossos pontos mais importantes, pois acontece no Dia Municipal da Poesia, elevando o nome de Montes Claros para todo o país, como a primeira cidade a dedicar um dia exclusivamente para a poesia”, orgulha-se Aroldo Pereira.  Para inscrever sua escola e outras informações, ligue para (38) 3229-3458.



Rua Corrêa Machado 1025 -  Sala 1205
(38) 3084 3302

Comentários