PREFEITURA EMPOSSA SERVIDORES

Prefeitura dá posse a servidores da Educação
Texto: Bruno Albernaz
Fotos: Wilson Medeiros

A Prefeitura de Montes Claros deu posse na manhã desta sexta-feira, 28, a 45 candidatos aprovados no concurso público da área da Educação, realizado em 2009 para compor os quadros de servidores efetivos do município. Os novos servidores participarão de treinamento a partir da próxima semana. Eles deverão passar por um estágio probatório com duração de três anos, conforme determina a Lei Orgânica do Município e, então, se tornarão servidores efetivos.
Foram empossados nesta sexta-feira candidatos aprovados para os cargos de auxiliar de Secretaria da Educação Básica, inspetor de alunos, PEB I – Educação Básica dos anos iniciais, PEB I – Língua Portuguesa e Literatura (anos iniciais), PEB II – Língua Portuguesa e Literatura (anos finais), PEB II – Matemática, PEB II – Ciências, PEB II – Geografia e PEB II – Educação Religiosa.
Durante a cerimônia, realizada na sala Geraldo Freire, o secretário adjunto de Educação, Huagner Cardoso, deu boas-vindas aos novos servidores. Ele destacou a nota obtida pelo município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2013. “Tivemos a nota 5.4, acima dos 5.2 que compuseram a média nacional”, destacou o secretário, que ainda ressaltou o trabalho feito para ultrapassar o índice também nos anos finais do Ensino Básico.
Avanços na educação – Presente na cerimônia de posse, o prefeito Ruy Muniz também destacou o desempenho acima da média no Ideb nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Ele lembrou que, até 2012, a nota do município era 3.1. “Hoje temos escolas que apresentam 7 pontos no índice de avaliação. Elevar ainda mais o nível é o nosso maior objetivo”, destacou.
O prefeito também falou sobre outros avanços na área da educação, com destaque para a aquisição de material escolar, com livros didáticos próprios e mochilas para todos os alunos até o 5° ano. A meta é que, em 2015, os alunos do 6° ano também recebam os materiais, juntamente com dois pares de uniformes, que farão parte do kit.
Na área do transporte escolar, Muniz destacou a aquisição de 37 ônibus para o sistema de educação municipal. Os veículos, que custaram R$2,8 milhões, fazem o transporte dos 36 mil alunos da rede municipal na cidade e na zona rural.
O chefe do executivo também destacou o processo de implantação da educação integral no município. Ele anunciou que, no próximo ano, subirão de 20 para 30 os espaços de educação integral na rede municipal. Desta forma, os novos servidores já empossados poderão optar pelo aumento na carga horária e, consequentemente, na remuneração, que hoje é de R$ 1.652 por 20 horas/aula, acima da média estadual.
“A educação é a base do meu governo. Desejo a todos vocês, servidores que hoje ingressam, boa sorte. Peço que olhem com carinho para as nossas crianças, que são o futuro da nossa cidade. Juntem-se a nós na luta pela melhor educação do Brasil”, concluiu o prefeito.

Comentários