ADEMOC RECEBE PRÊMIO NACIONAL

Ademoc recebe prêmio nacional



Na última quinta-feira (03/12), a Associação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros - Ademoc recebeu da Câmara dos Deputados, o “Prêmio Brasil Mais Inclusão” - em reconhecimento ao trabalho da instituição pela inserção das pessoas com necessidades especiais na sociedade. A Ademoc concorreu com outras 116 entidades de todo o país e ficou em primeiro lugar. 
Os critérios para concessão do prêmio baseiam-se nos valores da igualdade de tratamento e oportunidade, da justiça social, do respeito à dignidade da pessoa, do bem estar e de outros presentes na Constituição Federal e na legislação que preservam os direitos da pessoa com deficiência. "Hoje é um dia de muita festa, dia de comemorar essa conquista, que foi alcançada com muita garra e força. Esse Prêmio é o reconhecimento do trabalho dos sócios colaboradores, contribuintes, voluntários e amigos", comemorou o presidente da Ademoc, André Lúcio Fernandes Guimarães. O fundador da Ademoc, vereador Valcir Soares Silva (PTB) pontuou que a instituição foi criada com objetivo de incluir a pessoa com necessidade especial na sociedade, proporcionando acessibilidade,  acesso rápido à saúde e independência. "Depois que me tornei vereador, consegui propor políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência, como transporte gratuito (Transpecial), reserva de vagas de emprego para deficientes (10%), gratuidade em eventos culturais (shows, cinema, teatro) e muitas outras. Vamos continuar nossa luta para conseguirmos ainda muito mais", concluiu.
A análise dos trabalhos indicados e a concessão do “Prêmio Brasil Mais Inclusão” são realizadas por um Conselho Deliberativo, composto por membros da Mesa Diretora (segundo e terceiro secretários) e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, além de um representante de cada partido com assento na Câmara dos Deputados. A ADEMOC foi indicada para concorrer ao prêmio pela deputada federal, Raquel Muniz (PSC). "A premiação é uma forma de reconhecer entidades que de alguma forma trabalham pela cidadania. A Ademoc é uma dessas instituições que trabalha, que batalha por essa cidadania e muito nos orgulha que ela seja de Montes Claros, afirmou a deputada Raquel Muniz. 
O Prêmio
O “Prêmio Brasil Mais Inclusão”, criado este ano pela Câmara dos Deputados, é destinado a empresas, entes federados (União, Estados e Municípios), entidades ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência. O prêmio será concedido anualmente, quando serão escolhidas cinco entidades e cinco personalidades que receberão a comenda. Além da ADEMOC, que ficou em primeiro lugar, receberão diploma as seguintes entidades: Associação Jacarezinhense de Atendimento ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual, APAE do Distrito Federal, Instituto de Cegos do Brasil Central – IBCD e Associação Juliano Varela. Na categoria Personalidades e entes Federados, serão premiados: David Pena Ramos Cesar, Patrick Teixeira Dorneles Pires, Maria da Penha Maia Fernandes, Mayara da Silva Ferreira e Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares.
Ademoc
Associação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros (ADEMOC) é uma entidade civil com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, fundada em 1986, com atuação em escalas regional e local e indiretamente nos níveis nacional e internacional.
O intuito da instituição é de intervir nas questões sociais, dando apoio ao crescimento e independência pessoal das pessoas com deficiência, de acordo com sua necessidade. Ainda, estimular o deficiente para que demonstre suas capacidades nos estudos, esportes, trabalho, lazer, prestando assistência social em toda a sua plenitude.


Assessoria de Comunicação da Associação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros - Ademoc 
(038) 9 9114-7352

Comentários