UTILIDADE: IDENTIFIQUE UM CHEFE RUIM

UTILIDADE

 IDENTIFIQUE UM CHEFE RUIM...

CENTRALIZADOR - Não significa que tenha um extremo senso de responsabilidade ou que seja super-trabalhador. Significa simplesmente que é inseguro. Aquele chefe que precisa supervisionar com os próprios olhos tudo o que está acontecendo e sendo feito no seu departamento, que exige ser avisado de todos os detalhes e faz questão de checar pessoalmente cada tarefa de sua equipe fica, naturalmente, sobrecarregado. E o que é pior, gasta o tempo que deveria dedicar ao trabalho, à criação e às novas idéias investigando o que os outros estão fazendo. Ele age assim porque não confia em ninguém que esteja abaixo dele, ou seja, se julga melhor que a maioria dos mortais. "Se você não pode sair de férias, fazer um curso fora ou esticar um feriado é sinal que você é um mau chefe, que não dá autonomia e não deixa as pessoas trabalharem", diz Claudio Lellis, diretor executivo do Banco Pontual. 

GERADOR DE TRABALHO INÚTIL - É o caso descrito na abertura: faz a equipe trabalhar mais do que o necessário ou trabalhar em coisas que não rendem. É comum este chefe pedir três versões diferentes da mesma tarefa, por exemplo, para escolher qual é a melhor. Ora! Isso é querer que as pessoas se ocupem com um trabalho burro. Além de demonstrar claramente sua falta de conhecimento técnico do assunto. Consequência 1: a empresa pode perder bons funcionários. Consequência 2: a empresa está gastando dinheiro à-toa. Consequência 3: o concorrente está usando este tempo criando coisas novas. Precisa mais?

SIMULADOR DE ATIVIDADES - Cria um monte de regras e processos que dão a impressão de que ele está trabalhando uma enormidade - mas só a impressão. Na verdade, está é perdendo o tempo dele e da equipe. 

PEQUENO TIRANO - Ele não sabe liderar e não consegue conquistar a equipe. Só sabe mandar. Ou seja, age totalmente contra a tendência natural do ser humano de ser liderado e não mandado. E faz isso se impondo através de ameaças veladas (quando não abertas). Até o fim dos anos 80 o modelo empresarial de chefia que prevalecia era o da tirania. Os chefes obtinham respeito através da ditadura e eram até valorizados por suas técnicas nesse sentido. Hoje eles ainda existem em número muito maior do que se imagina, mas disfarçam sua atitudes já que este comportamento está em desuso. Os subordinados do tirano não se atrevem a sugerir idéias com as quais ele não concorde. Para se dar bem com ele é preciso bajulá-lo. "O mau chefe mantém pessoas que não apresentam resultados só por que são amigos dele e o ajudam a acobertar o mau chefe que é ", afirma Michels. 

DESMOTIVADOR - É aquele que vê que tem gente querendo crescer mas não deixa, não incentiva, não elogia. Talvez por receio de se sentir ameaçado, talvez por preguiça de encarar o trabalho extra que dá motivar equipes. Cuidado com este chefe: em matéria de desanimar pessoas ele faz mais efeito que um banho de água fria numa dessas madrugadas geladas. 

BUROCRÁTICO - É aquele que se prende a detalhes insignificantes e exige que os subordinados cumpram toda a burocracia imposta por ele. Ele gosta, por exemplo, que tudo chegue a ele por escrito, que os problemas sejam resolvidos pessoalmente (nunca por telefone) e que os métodos antigos permaneçam para que nada atrapalhe a sua rotina. Este chefe só faz estragos, pois desmotiva e bloqueia a criatividade dos que estão em volta. "Para mim esta é a pior característica do mau chefe porque o burocrata acaba fixando a atenção do subordinado no chefe e não no cliente", diz Celso Varga. "E o que todas as organizações deveriam buscar é a satisfação do cliente e não do chefe." 

Fonte:exame.com


Comentários