ASSOCIAÇÃO PRESENTE: ENCONTRO FOI SUCESSO

Realizado pela Associação Presente, 7° Encontro de Promoção à Saúde, Prevenção ao Câncer e cuidados Paliativos do Norte de Minas é sucesso
(Foto: Dione Afonso)

Nos dias 27 e 28 de novembro a Associação Presente realizou o 7° Encontro de Promoção à Saúde, Prevenção ao Câncer e cuidados Paliativos no auditório da AMAMS. O Encontro que é voltado, não só para profissionais da saúde e estudantes, mas também para qualquer pessoa interessada no assunto promoveu muitos momentos de informação e descontração. O objetivo era possibilitar que qualquer pessoa pudesse participar e entender sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Quando organizei um meeting de oncologia, na abertura do evento, uma paciente que estava passando por lá me perguntou qual seria a sala que ela poderia participar. Daí eu pensei: os congressos são todos feitos para profissionais de saúde, porque não fazer um congresso para a população?!”, disse a oncologista Priscila Miranda, Presidente da Associação Presente.
A palestra de abertura foi ministrada pela geriatra do Hospital Albert Einstein, Ana Cláudia Arantes, com o tema “Faça a vida valer a pena”. A médica, durante sua palestra falou sobre a importância de se conhecer e de ter hábitos que melhorem a qualidade de vida. No dia seguinte houveram outras seis palestras com os médicos Décio Fábio de Oliveira Junior, Leonardo Consolim e Manoel Fernandes. A nutricionista Rosana Lins, profissional da cidade, também foi palestrante e falou sobre a alimentação como forma de promoção da saúde. Outra participação importante foi a de Eduardo Maércio Fróes, representante da ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Para encerrar, houve uma palestra com a enfermeira Dra Maria Júlia Paes, com o tema “Cuidar: o amor é o caminho”.
Para Dra Priscila, o evento traz um ganho muito grande à população, uma vez que traz dicas para promoção a saúde, adoção de hábitos saudáveis de vida, informação capaz de gerar atitude, exemplos de superação e palestras de cunho reflexivo, espiritual e cheio de significado de vida.
Liliane Almeida é estudante de Nutrição e esteve no evento, ela faz estágio na área de nutrição hospitalar para pacientes em tratamento oncológico e disse ter gostado muito do evento. “O evento foi muito bem organizado e trouxe muita bagagem. Gostei muito de todas as palestras e aprendi bastante”, disse ela.
Amália Drumond, organizadora do evento e voluntária na Associação Presente, afirma que a preocupação e o diferencial do evento é que as palestras sejam sempre de alto nível. “Para mim, o ponto alto foi a rica bagagem de conhecimento e reflexões importantes trazidas pelos palestrantes. Palestras estas direcionadas não só para pessoas da área de saúde mas para o público em geral. Temas como "Faça a vida valer a pena", "Cuidar - o amor é o caminho" foram trabalhados de uma maneira extraordinária pelas palestrantes Ana Cláudia Arantes e Maria Júlia Paes - USP/SP”, disse.

Texto: Maria Fernanda Ruas

Comentários