PLANTIO de MUDAS COMPENSA GÁS CARBÔNICO PRODUZIDO na FENICS

Plantio de mudas compensa gás carbônico produzido na 20ª FENICS



O projeto de compensação ambiental é coordenado pela APADEN


A Feira Nacional da Indústria Comércio e de Serviços de Montes Claros – FENICS – aconteceu em setembro, mas seus desdobramentos vão além desta data. Além dos negócios que movimentam as empresas expositoras, em 2015, a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros fez uma parceria com a  Associação para a Preservação e o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas – APADEN e a Lafarge no projeto “Carbono Neutro”, com plantio de mudas.

O plantio de 500 mudas teve início nessa quinta-feira, dia 03 de dezembro, em três nascentes do Rio Pacuí, às margens da BR 135, KM 381 (Moc-Bocaiuva). As mudas de árvores do cerrado foram doadas pela Lafarge. “Como compensação ambiental por possíveis danos causados, estimamos esta quantidade em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Montes Claros”, esclarece Geraldo Guedes, presidente da APADEN

 “Buscamos inovar sempre e para que a feira ocorra de forma ecologicamente correta, iremos implementar ações sustentáveis em todas as etapas do evento”, afirma Edilson Torquato, presidente da ACI. “Neste sentido, reunimos esforços no sentido de calcular o consumo de energia, água, dentre outros, além de a quantidade de dióxido de carbono (CO2) gerado nos quatro dias da Fenics”, explica.

Ainda, todo o resíduo sólido gerado pela Fenics foi doado a catadores de lixo. “Nosso objetivo é zerar a poluição gerada e conscientizar para importância da reciclagem, além de gerar renda para os catadores e amenizar os impactos ambientais”, completa Torquato.

A resposta está no efeito estufa, um fenômeno natural que retêm parte do calor dos raios solares e mantêm a temperatura do planeta. Quando a concentração de gases como gás carbônico, metano e óxido nitroso, aumenta este fenômeno é ampliado e mais calor é retido na superfície da Terra, o que estaria, segundo alguns cientistas, relacionado ao aquecimento global e as mudanças climáticas.

Anualmente, a ACI realiza a Fenics, evento que tem contribuído sobremaneira para a promoção dos empreendimentos do Norte de Minas. A última edição contou com 250 estandes e público de cerca de 80 mil pessoas São expositores dos segmentos da indústria, transporte, veículos, vestuário, arquitetura e decoração, educação, alimentos, panificação, saúde, beleza, moda, lazer, construção civil e tecnologia entre outros setores relevantes para o desenvolvimento do país.



Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI


Imagem inline 1

Comentários