COMUNIDADES RURAIS BENEFICIADAS com LABORATÓRIOS de INFORMÁTICA

Comunidades rurais são beneficiadas com laboratórios de informática


Texto: Pedro Neto
Fotos: Fábio Marçal e FBB


Parceria firmada entre a Prefeitura de Montes Claros, Fundação Banco do Brasil e associações comunitárias está beneficiando crianças, jovens e adultos da zona rural do município com cursos básicos de informática e, ainda, utilização gratuita de internet em benefício da coletividade. Estão sendo montados laboratórios de informática em várias comunidades, os quais já beneficiaram mais de 100 alunos, através de cursos e pesquisas escolares, bem como pequenos e médios produtores rurais que utilizam os equipamentos para prestação de contas, emissão de Certidões Negativas de Débitos (CNDs), melhor organização dos convênios para abastecimento de água, entre outras necessidades cotidianas.
O primeiro laboratório foi instalado há cerca de um ano na comunidade Planalto Rural, às margens da BR-135, sentido Montes Claros/Bocaiúva. O projeto foi bem aceito e posteriormente expandido para Mandacaru, Morro Vermelho e Santa Rita Rural. A previsão é de que outras comunidades sejam beneficiadas dentre em breve, conforme cronograma elaborado pela Prefeitura, dentro da parceria firmada com a Fundação Banco do Brasil e associações. Tabuas, perto do distrito de Vila Nova de Minas, será a próxima comunidade a ser atendida com o projeto.
Cada laboratório possui 12 computadores com servidor de internet. Os equipamentos são instalados nas associações comunitárias e podem ser utilizados tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos, bem como nos feriados nacionais, conforme programação determinada pela diretoria de cada entidade. Os responsáveis pelos cursos e pela orientação da comunidade na utilização dos computadores são capacitados pela Fundação, bem como por profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que também se disponibilizou para capacitar moradores das localidades, que passam a ser multiplicadores, atendendo aos anseios do projeto.
O coordenador do projeto, Marcos Paulo Mendes Santos, destaca a importância da Prefeitura em levar tecnologia ao homem do campo, tendo em vista que os laboratórios beneficiam, além da comunidade escolar, pequenos e médios produtores rurais. "É um projeto de suma importância e que mostra como a administração vem tratando a zona rural como prioridade, em Montes Claros", afirmou, lembrando que a determinação do secretário adjunto municipal de Agropecuária e Abastecimento, Antônio Henrique Sapori, é de que as atividades sejam ampliadas, proporcionando maior capacitação de alunos e das famílias residentes na zona rural, com significativa melhoria da qualidade de vida.


Comentários