COM A MÃO NA TOCHA

Com a mão na tocha
 
Texto: Eduardo Brasil
Fotos: Wilson Medeiros



Josecé Alves dos Santos, ou Zecé, nunca foi um atleta na acepção da palavra. Ao longo da vida preferiu o serviço público às raias, quadras ou campos mas, anote-se, na maior parte deste tempo exercitando corpo e alma com versos e acordes de violas. É um artista, agora sim, na pura expressão da palavra. Entretanto, garante, o esporte não foi de todo uma prática que passou ao largo de sua existência – que já soma algumas bem vividas décadas. Garante ter “jogado uma bolinha” em Pirapora, ainda nos idos da infância.
 
Joguei no Asas, Duque de Caxias, Planav e em muitas outras equipes. Era ponta-direita e bastante ágil”, conta Zecé, cujas características físicas poderiam tê-lo tornado, além de um ponta esquivo, um velocista para largadas de muitos metros.
 
Mas, se o futebol nos campos de terra ribeirinhos foi um hábito efêmero e que ficou nas lembranças de criança, hoje o esporte surge novamente na vida de Josecé Alves dos Santos de forma “surpreendente”, trazendo emoções ainda maiores que as vividas por ele quando das façanhas passadas em Pirapora driblando adversários e fazendo gols.
 
ENTRE OS 85
 
As emoções de Zecé se justificam. Afinal, ele é um dos oitenta e cinco cidadãos e atletas de Montes Claros selecionados para conduzirem a Tocha Olímpica dos Jogos 2016, no dia histórico de nove de maio, próxima segunda-feira, quando a chama milenar percorrerá 17 quilômetros por ruas e avenidas da cidade em direção ao Rio de Janeiro. Duzentos destes 17 mil metros caberão a Zecé percorrer com a tocha na mão.
 
Realmente não sei dimensionar a emoção que senti ao ser selecionado para este evento histórico. Muito menos a que sentirei ao conduzir a Tocha Olímpica na próxima segunda-feira. A honra de representar o município e o nosso esporte é muito grande”, diz ele que participará do revezamento exatamente às 19h19, em um trecho da avenida Deputado Plínio Ribeiro (Sanitária), esquina com rua Santa Maria.
 
Tenho certeza de que serão os metros mais empolgantes que percorrerei na minha vida. Estou me preparando para este momento e quero vivenciá-lo da melhor maneira”, acrescenta.
 
NOVO TEMPO
 
Além da satisfação pessoal de participar do evento internacional, ele entende que a realização das Olimpíadas no Brasil será importante para que o País renove energias republicanas para enfrentar e superar os problemas que hoje afligem toda a sua população. Para ele, o esporte tem o poder de promover a “solidariedade, a união, a paz e o amor” necessários para a construção de uma sociedade justa, honesta e mais humana.
 
O esporte sempre nos deu exemplos dignificantes de superação de dificuldades e desta vez não será diferente. Temos de abraçar a oportunidade que as Olimpíadas nos trazem para essa união nacional. Elas nos oferecem a oportunidade de iniciarmos um novo tempo, de acreditarmos na união para a construção de um Brasil verdadeiramente de todos os brasileiros”, aconselha Josecé Alves dos Santos, aproveitando para elogiar a prefeitura de Montes Claros pela organização do evento.
 
A administração municipal está de parabéns. Tudo está sendo preparado com muita responsabilidade, com muito empenho. Teremos sem dúvida um dia histórico para comemorarmos pelo resto de nossas vidas”, encerra Josecé Alves dos Santos. 

Comentários