COMITÊ de BACIA HIDROGRÁFICA PROMOVE REUNIÃO

 COMITÊ  de BACIA HIDROGRÁFICA PROMOVE REUNIÃO
 
A II reunião ordinária de 2016 do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí, Pacuí e trecho do São Francisco aconteceu nesta quinta-feira, 05 de maio, no auditório do Centro de Referência Ambiental de Montes Claros. Presidida pelo Conselheiro e presidente interino, William César Ireno, a reunião teve como objetivo, além da discussão de assuntos gerais, a aprovação da Ata da I Reunião Ordinária, prestação de contas do convênio realizada pela Márcia Versiani, superintendente da Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais - Adenor e mobilização em prol do CBH São Francisco .
Como bem disse o presidente, William César Ireno, a reunião do CBH é um espaço democrático, e, desta vez, a convite da Conselheira Alessandra Amorim, Secretária de Turismo e Meio Ambiente do município de Joaquim Felício, esteve presente o Coordenador de Meio Ambiente do mesmo município, Hugo de Azevedo, para falar sobre uma expedição na Serra do Cabral para diagnóstico e georeferenciamento das nascentes.
A causa foi acolhida pelo Comitê, que debateu em reunião as possibilidades de trabalho com resultados efetivos , e, a partir disso, os Conselheiros  representantes das Faculdades Santo Agostinho (Kléber Oliveira) e Pitágoras (Antônio Carlos Moreira) se prontificaram em viabilizar um termo de cooperação para ajudar no geoprocessamento dos dados. 

Sobre o Comitê 
O Comitê da Bacia Hidrográfica do rios Jequitaí e Pacui - CBH SF6, foi criado pelo Decreto Estadual nº 43.720, de 21 de janeiro de 2004, sendo composto por 24 titulares e 24 suplentes. A Bacia Hidrográfica dos rios Jequitai Pacui, compreende uma área de aproximadamente 25.129 km² e uma população de 620 mil habitantes. Atualmente realiza reuniões bimestrais para checagem do plano de trabalho e levantar novas possibilidades de preservação, revitalização dos rios e recuperação de nascentes.
Bacia Hidrográfica do rio Jequitaí e Pacuí – SF6
A Bacia Hidrográfica dos rios Jequitaí e Pacuí, UPGRH – SF6 está inserida nas mesorregiões Central Mineira e Norte de Minas, apresentando uma área de drenagem de 25.129 km², a bacia possui uma população estimada de 260.597 habitantes. O Índice de Qualidade das Águas do rio Pacuí monitorado a montante da sua confluência com o rio São Francisco apresentou-se em 2005 predominantemente no nível Médio. O rio Jequitaí monitorado próximo a sua foz no rio São Francisco permaneceu em 2005 com média anual de IQA Bom, como já vem sendo observado desde o ano de 1999. O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí e Pacuí encontra-se em funcionamento
Municípios que compõe a Bacia
Bocaiúva, Brasília de Minas, Buenópolis, Buritizeiro, Campo Azul, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Ibiaí, Icaraí de Minas, Jequitaí, Joaquim Felício, Lagoa dos Patos, Lassance, Luislândia, Mirabela, Montes Claros, Pirapora, Ponto Chique, São Francisco, São Gonçalo do Abaeté, São João da Lagoa, São João do Pacuí, Três Marias, Ubaí e Várzea da Palma.

Texto/Foto: Mosaico Comunicação


Comentários