COMBATE ao STRESS: CARDIOLOGISTA DÁ DICAS

CARDIOLOGISTA ORIENTA COMO COMBATER
O ESTRESSE E EVITAR PROBLEMAS CARDÍACOS
Cardiologista orienta prática de atividades físicas, boa alimentação e mudança nos hábitos de vida para manter o estresse longe do coração


Estresse. Palavra comum no nosso dia a dia e que, infelizmente, atinge, em algum momento, praticamente todas as pessoas, independentemente da idade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge 90% da população. Porcentagem alta e que merece nossa atenção, já que este estímulo psicológico pode prejudicar o funcionamento do nosso corpo e prejudicar nossa saúde.

Segundo o cardiologista Gustavo Albuquerque, responsável pelo setor de hemodinâmica do Hospital Dilson Godinho, entre os problemas à saúde, o estresse é um fator de risco cardiovascular importante. Para o especialista, pessoas que vivem em estado de estresse constante, têm risco de ter doenças do coração diversas, desde obstruções até arritmias.

“Nossa mente tem um poder muito grande. O estresse faz parte de uma doença mental que pode afetar todo nosso organismo e o coração é muito sensível a isso. Neste caso, o estresse pode levar à hipertensão, a aterosclerose, fator gerador do infarto, e ainda ser fator iniciador de algumas arritmias do coração. O estresse pode causar danos importantes a longo prazo”, afirma.

Hábitos de vida
            O dia as vezes parece curto para resolver tanta coisa: trabalho, escola, responsabilidades em casa, filhos, entre outros. Tudo isso, junto, são fatores que podem desencadear o estresse. Mas, ter um tempo para respirar fundo é essencial para que todas estas atividades possam ser feitas sem prejuízos à saúde.

“Muitas vezes não é fácil modificar. Na medida do possível, devemos valorizar o estresse. A gente está vivendo um período, uma época, política, social e econômica muito conturbada e isso leva uma preocupação maior da população em geral. Estamos em um ritmo mais acelerado de trabalho, estresse emocional, etc., isso não é bom para a saúde”, destaca Gustavo.

O cardiologista dá algumas dicas de como manter a saúde em dia, cuidar do coração, mesmo em períodos que exigem tanto do nosso corpo, da nossa paciência.

“É preciso combater o estresse. Saber lidar melhor com os problemas, faz toda diferença e começar a dar valor para as coisas mais simples, para a família, amigos. Também é importante manter atividade física regular. É uma forma de relaxar, descarregar energia. O estresse dá uma descarga de adrenalina constante, o que é ruim no nosso dia a dia. Além do que, os bons hábitos alimentares também são importantes. Quando a pessoa está estressada é comum ter distúrbios alimentares. Uma dieta balanceada, parar nos horários corretos para se alimentar com calma, definir estes horários da alimentação fazem toda diferença para aliviar o impacto do dia a dia, do estresse, na nossa saúde. Mudar um pouco o comportamento e manter hábitos saudáveis fazem à diferença”, finaliza.


FOTO: DIVULGAÇÃO

M.Claros/MG, 27/01/2017
 
Assessoria de Comunicação do Hospital Dilson Godinho
(38) 3229-4089

www.hospitaldilsongodinho.com.br

Comentários