SOLIDARIEDADE com GOSTINHO de CAFÉ com LEITE

Solidariedade com gostinho de café com leite
 
Voluntários realizam ação em prol de pessoas que buscam tratamento médico em Montes Claros
A equipe da Sancoop serve o lanche todas as semanas para quem desejar se alimentar


Montes Claros é uma cidade polo no que se refere à saúde, para onde são direcionados vários pacientes para tratamento médico. Muitos vêm de outras cidades, precisando passar várias horas até o retorno para o local de origem. Desta forma, foi idealizado o Café Solidário, uma ação dos colaboradores da SANCOOP – Cooperativa do Trabalho de Médicos e Profissionais da área de saúde do Norte de Minas – que serve café, leite e pão para aqueles que ficam nas imediações do maior hospital do Norte de Minas, bem próximo à cooperativa, esperando os chamados “Carros da Saúde”, todas as semanas.
 O lanche é preparado pelos funcionários da empresa

Os  pacientes chegam pela manhã e retornam para suas cidades no final da tarde. Em muitos casos, após o tratamento médico, passam o dia inteiro sem nenhum alimento, porque não têm dinheiro. A ideia do Café Solidário foi apresentada pela Gerente da Sancoop, Tânia Maia, e os colaboradores logo aderiram ao projeto. “A semente do trabalho social já havia sido plantada em outras iniciativas da Cooperativa, mas não em ações que exigiam que eles fossem à rua fazer a ação”, conta.
As segundas-feiras se tornaram mais especiais para a Sancoop, pois é o dia da semana escolhido para saírem às ruas, em torno da cooperativa. Organizados em grupos de quatro pessoas, por escala de seus setores, oferecem o lanche das 15h, com café, pão com manteiga e leite.
Tudo o que é servido é doação dos funcionários e a Sancoop dobra a quantidade cedida. A adesão é unânime, sendo doado o total de 100 pães, quatro garrafas de café, duas caixas de leite e duas de café com leite pronto. “Participar do projeto ‘Café Solidário’ é algo que tem despertado em mim uma enorme satisfação. Ver o sorriso estampado no rosto de quem recebe um pão e um café, e ouvir um ‘muito obrigado’, é extremamente gratificante”, diz Vanilda Rocha, funcionária da Sancoop.
     Um gesto tão pequeno, tão simples para quem faz, mas que pode fazer a diferença no dia daquele que recebe. Vanilda destaca que “durante o percurso da doação, é possível fazer muitas reflexões, do quão pequenos são os nossos problemas diante das dificuldades daquelas pessoas que tem que aguardar na rua a volta para casa nos “carros da saúde”, sem ao menos o dinheiro para um lanche”. A funcionária da Sancoop lembra que a cada final da ação, é preenchida por uma grande alegria. “Sinto que servindo ao próximo, esse bem volta para mim em forma de paz no coração”.
Mudança de paradigma
O projeto “Café Solidário” não é, necessariamente, em função dos princípios do cooperativismo, mas sim por uma questão de cidadania, tanto que as pessoas que recebem a doação não ficam sabendo que a equipe é de funcionários da Sancoop. Reinaldo Pimenta de Pádua, é Diretor Presidente da cooperativa, ele frisa que “o voluntariado tornou a equipe mais unida e motivada, além do comprometimento das pessoas que vão às ruas doar o lanche. Elas se preparam para isso e voltam com uma experiência de vida que reflete no crescimento pessoal”.
No ambiente de trabalho, a ação solidária mudou o olhar de todos. “Nos tornamos pessoas mais humanas e realistas diante das dificuldades apresentadas pelas pessoas que recebem as doações. Aprendemos a valorizar aquilo que temos no nosso cotidiano, como um simples lanche da tarde”, reflete Tânia. 
A Sancoop espera sensibilizar outras empresas para que possam também fazer parte deste e de outros projetos. Além do “Café Solidário”, a cooperativa é posto de recolhimento de pilhas e baterias usadas, com a Operação Recarga Verde. O material é altamente poluente e precisa de descarte especial. A Sancoop está localizada na rua Cel. Pires, 176, Centro. Outras informações pelo telefone (38) 2101-2101.


Nágila Almeida
Assessoria de Comunicação
Whatsapp (38) 99128 0404 - Tim 
 (38) 99805 0404 -Vivo

Comentários