EMENDAS GARANTEM ABASTECIMENTO DE ÁGUA para 12 COMUNIDADES RURAIS

01/02/2017
Emendas garantem abastecimento de água para 12 comunidades rurais


A deputada Raquel já destinou mais de três milhões de reais para a região. Desta vez, foram quase trezentos mil reais beneficiando centenas de famílias que vivem o flagelo da escassez de água


Fotos: Márcia Vieira

A Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba realizou ontem, em Montes Claros, com a presença da presidente da instituição, Kênia Marcelino, solenidade para assinatura de Termos de Doação de materiais e equipamentos para abastecimento de água, adquiridos através de recursos de emendas da deputada federal Raquel Muniz (PSD), no valor de quase R$ 300 mil. A parlamentar também participou do evento. Foram beneficiadas 12 entidades de nove municípios da região dentro do Programa de Desenvolvimento Regional: Bocaiúva, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Mirabela, Capitão Enéas, Matias Cardoso, Urucuia, Nova Porteirinha e Mato Verde.

O superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Aldimar Rodrigues Filho abriu a sessão enfatizando o trabalho da deputada Raquel Muniz e de outros parlamentares na Câmara Federal, em Brasília, em defesa dos interesses regionais. Para ele, a destinação de recursos para a Codevasf demonstra a credibilidade da instituição diante do parlamento nacional, na sua proposta de enfrentar e amenizar os problemas hídricos da região. 

- Essas ações da Codevasf se sustentam no desprendimento de nossos deputados em assistir às demandas da região. Em apenas seis meses de gestão, aumentamos de 20 milhões para 26 milhões de reais os recursos alocados através de emendas parlamentares para serem aplicados neste ano – salientou,observando que a Codevasf, hoje, atua em várias frentes que vão desde o calçamento de vias públicas à perfuração de poços artesianos nas comunidades rurais, passando pela constituição de pequenas fábricas, como de sabão, e pela psicultura entre outras.

- São atividades que estão inseridas nos trabalhos do APL (Arranjos Produtivos Locais) que geram emprego e renda. Os resultados estão sendo formidáveis, sobretudo por conta da atuação competente de nossa presidente. Uma gestão diferenciada e que agrada a todos – acrescentou referindo-se a Kênia Marcelino.

RAQUEL

Raquel Muniz, que desde que assumiu sua cadeira na Câmara dos Deputados já destinou mais de três milhões de reais em emendas para a região, também fez questão de elogiar a atuação de Kênia Marcelino à frente da Codevasf.

- Kênia é uma funcionária de carreira da Codevasf e há mais de uma década tem todo um trabalho reconhecido e admirado na casa. Defendi a sua escolha para a presidência da Codevasf em uma audiência com o presidente Michel Temer. Eu disse a ele que uma palavra a definiria muito bem: competência. E é isso, competência, que ela tem nos provado desde então – frisou a parlamentar.

A presidente da Codevasf retribuiu as referências e também enalteceu o desempenho de Raquel Muniz na Câmara dos Deputados.

- Se uma região não tiver suas lideranças políticas, empreendedoras, conhecedoras dos seus problemas e decididas a enfrentá-los, unidas, ela não se desenvolve. Hoje, Raquel Muniz nos dá um grande exemplo de liderança, ao reunir, aqui, mais de trinta prefeitos, dezenas de vereadores, presidentes de associações e representantes de diferentes segmentos da sociedade – disse Kênia Marcelino. 


BOM USO
A presidente da Codevasf ressaltou a importância dos recursos alocados para o abastecimento de água, ressaltando que não basta “apenas alocá-los”. Para ela, é necessário usá-los da melhor forma para que tragam os resultados esperados.
- Não basta conseguir os recursos, é preciso utilizá-los bem, com ações determinantes para preservar o meio-ambiente, sobretudo as sub-bacias hidrográficas em uma região tão carente de água. Vocês são os guardiões das nossas sub-bacias. Portanto, utilizem bem os recursos, produzam, gerem emprego e renda – destacou a presidente, dirigindo-se aos presidentes das entidades beneficiadas pelas emendas de Raquel Muniz.

Fotos: Márcia Vieira
ALTO RIO PARDO
Durante a solenidade, a prefeita de São João do Paraíso, Mônica Mendes, reivindicou de Kênia Marcelino gestões para que o Alto Rio Pardo seja incluso nas ações da Codevasf, bandeira também defendida pelo mandato da deputada Raquel Muniz.

- Precisamos dessa inclusão. Somos 17 municípios que têm potenciais naturais que precisam ser utilizados. A situação hoje é muito difícil sem o apoio da Codevasf, caracterizada principalmente pela falta de água – disse ela, informando que em muitos municípios nem mesmo a distribuição de água por caminhões-pipa foi mantida, além da desativação de vários poços artesianos.

- A situação ficou ainda mais complicada e a presença da Codevasf é extremamente importante para que possamos superar estes e outros problemas – sublinhou.

Ao fim da solenidade, a presidente da Codevasf, que ainda visitaria as cidades de Nova Porteirinha e Jequitai, recebeu das mãos do ex-prefeito Ruy Muniz, que também participou do evento, uma cesta com vários produtos típicos da região.

Fonte: onorte.net

Comentários