SHOPPING a CÉU ABERTO GARANTE BONS RESULTADOS

 Projeto Shopping a Céu Aberto no Quarteirão garante bons resultados em Montes Claros

Lojistas comemoram conquistas do ano passado. Parceria com Sebrae Minas continua em 2017

Comerciantes do Quarteirão do Povo (Centro de Montes Claros) e o Sebrae Minas comemoram o aumento das vendas e outros bons resultados alcançados por meio do projeto “Shopping a Céu Aberto”. Firmada há cerca de um ano, com a adesão de 17 lojistas dos setores de confecções, calçados, joalheria, perfumaria e outros, a parceria permite que os comerciantes atraiam clientes e ofereçam maior conforto e agilidade durante as compras. 

O objetivo principal do projeto é dinamizar o comércio a partir de melhorias na infraestrutura e revitalização do espaço físico das lojas, da gestão de negócios, marketing e do bom atendimento.

Ao longo de 2016, a parceria com o Sebrae Minas ofereceu aos comerciantes cursos de planejamento de marketing, gestão e atendimentos para empresários e colaboradores, além de viagens técnicas. Em novembro passado, lojistas integrantes da Associação do Quarteirão do Povo, que compõem o “Shopping a Céu Aberto”, participaram em Florianópolis de um Benchmarking (processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais).  

A capital catarinense é referência no assunto, permitindo aos empresários adquirir aprendizado e experiência que estão contribuindo para o aperfeiçoamento do projeto. Ações de marketing como a Black Week e campanha especifica para o período natalino, como decoração do espaço, também contribuíram para grande movimento no centro de compras.

De acordo como os comerciantes do Quarteirão do Povo, após as intervenções, houve aumento nas vendas e, principalmente, uma grande visibilidade para as lojas, como explica Leonardo Mendel, proprietário da loja de confecções Mães e Filhos. “Tivemos uma grande receptividade por parte dos clientes e uma consequente elevação nas vendas. Posso dizer que, mesmo com a crise, nossas vendas no natal superaram as expectativas. Acredito que essas ações no quarteirão contribuíram para esse bom movimento. Esperamos que neste ano de 2017, essa parceria com a Associação e com o Sebrae continue e que os comerciantes fiquem cada mais vez mais fortalecidos”, afirma.

Para Rosane Coelho, proprietária da Joalheria Coelho, uma das mais tradicionais da cidade, as mudanças implantadas no Quarteirão do Povo deram uma injeção de ânimo nos comerciantes do local. “Nos sentimos mais motivados e mais unidos. Vamos trabalhar pela continuidade dessas ações. O treinamento oferecido aos nossos funcionários foi fundamental para que eles se atualizassem e melhorassem o atendimento. O Quarteirão foi renovado e ganhou visibilidade, o que repercutiu nas nossas vendas”, observa.

O Consultor de Marketing do Sebrae Minas Gilmar Chagas, um dos responsáveis pelas ações desenvolvidas, ressalta a evolução do projeto. “Levamos todas orientações aos empresários do Quarteirão do Povo e eles as colocaram em prática. Ao longo do ano de 2016, oferecemos todo o respaldo necessário, e, aos poucos, eles se uniram. Hoje, já conseguem conduzir as decisões de forma mais independente”, garante. Em 2017, o Sebrae continuará dando suporte com campanhas promocionais em datas comemorativas, capacitação da equipe de vendas e cursos com a metodologia Boot Camp (programa de imersão com ênfase na prática de mercado), para que o projeto continue produzindo resultados positivos.


Comentários