25/05/2017
Comércio cobra fim de faixa exclusiva
Márcia Vieira
Repórter
P/ O NORTE
Com cerca de 400 mil habitantes, Montes Claros tem na mobilidade urbana um dos seus principais desafios. Seguindo os passos de cidades como Curitiba, que desde 1970 já faz mudanças no trânsito com foco na mobilidade, foi implantada em 2013 a faixa exclusiva para circulação de ônibus na Avenida Geraldo Athayde, uma das vias de maior fluxo da cidade. Recentemente, a obra foi tema de audiência pública proposta velo vereador Pastor Elair na Câmara Municipal, a pedido dos comerciantes da avenida.
Com cerca de 400 mil habitantes, Montes Claros tem na mobilidade urbana um dos seus principais desafios. Seguindo os passos de cidades como Curitiba, que desde 1970 já faz mudanças no trânsito com foco na mobilidade, foi implantada em 2013 a faixa exclusiva para circulação de ônibus na Avenida Geraldo Athayde, uma das vias de maior fluxo da cidade. Recentemente, a obra foi tema de audiência pública proposta velo vereador Pastor Elair na Câmara Municipal, a pedido dos comerciantes da avenida.

Cerca de 43 mil pessoas usam
diariamente o transporte coletivo urbano. A frota de ônibus conta com 130
carros e 37 linhas divididas em duas empresas. Dessas, 7 linhas circulam
diariamente pela Geraldo Athayde.

Rapidez também é o que almeja Jaqueline Camelo, gerente executiva da Associação de Transportes Coletivos Urbanos de Montes Claros (ATCMC). “Temos que caminhar para a frente. Retirar a faixa significa perda para quem faz uso do coletivo. Qualquer faixa exclusiva é ganho substancial e significativo para o transporte coletivo”.
A gerente acrescenta que mudanças geram
desconforto, mas “cabe ao poder público investir em infraestrutura para
garantir os avanços”. O vereador Elair pondera: “Fiz minha parte, que é
interceder e levar a demanda do povo, mas quem toma a decisão é o prefeito”.
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