FARMÁCIA VIVA: PREFEITURA é parceira de projeto

Farmácia Viva
 
Prefeitura é parceira de projeto implantado no Presídio Regional
Texto: Pedro Neto
Fotos: Wilson Medeiros e Divulgação


O projeto  REviver Farmácia, uma  parceria entre a Prefeitura de Montes Claros,  o Presídio Regional,  o Núcleo de Ciências Agrária da  Universidade Federal de Minas Gerais,  a Pastoral Carcerária e  faculdades particulares do município,  foi lançado oficialmente na tarde desta sexta-feira, dia 21. A solenidade foi nas dependências do presídio, no bairro Jaraguá, onde parte da horta já está plantada e em breve será transformada em medicamentos fitoterápicos. O evento contou com a presença de autoridades municipais, civis e militares.
Na oportunidade, foi ministrada palestra pelo professor Ernane Ronie Martins, da UFMG, denominada “Plantas Medicinais do Sertão Mineiro: produção e uso”. O objetivo foi iniciar a capacitação de 15 detentos em curso de manejo e cultivo de hortaliças e plantas medicinais, a fim de que sejam transformadas em medicamentos fitoterápicos a serem utilizados pelos próprios presidiários. Os detentos escolhidos para atuar no projeto terão redução penal, conforme previsto em lei, e com o aprendizado terão condições de, quando em liberdade, atuar neste mercado de trabalho. As atividades do projeto, que visam principalmente a ressocialização, contam com apoio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor do presídio, Wanderson Fabiano de Souza, destacou a importância do projeto e das parcerias firmadas para sua viabilização. “Temos certeza de que estas atividades vão ajudar na ressocialização dos recuperandos, que terão novas oportunidades a partir de agora”, afirmou, lembrando benefícios como a redução da pena e aprendizado de uma nova profissão.
Segundo Eurislene Antunes, que na solenidade representou as duas faculdades particulares  parceiras do projeto,  a experiência  em Montes Claros  deve alcançar sucesso absoluto. “Para formarmos nossa matriz, visitamos Ipatinga, que tem um projeto semelhante, de onde trouxemos, inclusive,  muitas mudas já transplantadas”, declarou.
A chefe de gabinete da Prefeitura de Montes Claros, Raquel Muniz, aproveitou a oportunidade para visitar a horta e conhecer detalhes sobre o projeto. Frisou que o município se preocupa com a questão da saúde da comunidade carcerária e destacou a importância das atividades para o futuro. “O projeto, além de ajudar na fabricação de medicamentos fitoterápicos, também trará novos conhecimentos aos beneficiados para que, no futuro, tenham maior facilidade de reinserção no mercado de trabalho, contribuindo para o aumento da renda familiar”, finalizou.

Comentários