GRÃO MOGOL: LANÇADO FESTIVAL de INVERNO

MONTES CLAROS



FESTIVAL DE GRÃO MOGOL

LANÇADO NA UNIMONTES


Alberto Sena


O II Festival de Inverno de Grão Mogol – Circuito Lago de Irapé foi lançado hoje, 17, em Montes Claros, em solenidade realizada às 9h, no Salão dos Conselhos (Prédio 5 - Reitoria, campus-sede), presidida pelo reitor João dos Reis Canela, com a participação do vice-reitor Antonio Alvimar Souza, o secretário Municipal de Cultura, Rogério Figueiredo, representando o prefeito Jéferson Figueiredo, e toda a equipe organizadora do evento.
O Festival de Grão Mogol, de 14 a 19 de julho, possui características próprias, como disse Marina Ribeiro Queiroz, responsável pela organização da parte da Unimontes. “Não se parece como nenhum realizado em outros lugares”, disse. Da parte da Prefeitura de Grão Mogol, o coordenador Rogério Figueiredo realçou a “ansiedade” natural dos que irão dar brilho ao que promete ser o maior e melhor festival já realizado.

ATRAÇÕES

Entre outras atrações, baseado na programação exibida em telão, o evento terá Festival da Canção, banda de música, números de dança, teatro, oratória, trekking por trilhas, shows musicais (para um deles, 14 Bis já está contratado) e o inusitado “abraço simbólico a Serra do Espinhaço”, como forma de chamar a atenção da opinião internacional sobre a questão ambiental, dentro do espírito de “pensar holisticamente e agir localmente”.
A ideia do “abraço” levou Maria Queiroz a sonhar com a possibilidade de “internacionalizar o Festival de Inverno” para o próximo ano. Neste, a participação dos alunos das escolas dos municípios integrantes do “Circuito Lago de Irapé” será marcante, conforme pediu o prefeito Jéferson Figueiredo. São como sementes de renovação para assegurar a sua longevidade.

COMPROMISSO

Quem discursou primeiro foi Marina Ribeiro que se emocionou pelo menos três vezes lembrando o compromisso do reitor João Canela com o prefeito Jéferson Figueiredo para que o Festival de Inverno fosse institucionalizado.
Ela apresentou ao público os organizadores do evento e chamou de “um milagre” o festival devido à série de iniciativas a tomar a fim de viabilizá-lo. Disse ter visitado festivais de vários lugares e “não encontrei nenhum para ser copiado; cada um tem as suas particularidades”.
Classificou de “grande ousadia” a realização de um festival deste porte e destacou a frase proferida pelo reitor: “O festival é prioridade”. Lembrou o comprometimento do prefeito de Grão Mogol e creditou o acerto de tudo à proteção de Santo Antônio e São João.
A pró-reitora de Extensão, Jussara Maria Carvalho Guimarães disse que o festival além de representar um fórum, “é uma vitrine” e nela estará o reconhecimento das culturas locais. “O saber move o ser e constitui sua essência”, afirmou.
Geraldo Edson Souza Guerra, chefe de gabinete da Prefeitura de Montes Claros, representou o prefeito Ruy Muniz, que se compromete a participar do festival. Guerra destacou: “Para o presente e o futuro existem três coisas importantes: internet, água e turismo”, E apontou o potencial turístico de Grão Mogol e região.
Rogério Figueiredo, secretário de Cultura de Grão Mogol, justificou a ausência do prefeito e destacou o grau de ansiedade “dos artistas e dos alunos das escolas que irão participar”. Afirmou que para este ano, a participação “será muito maior, com gente de todos os cantos”. Enfatizou a importância do turismo para Grão Mogol e os municípios do Circuito Lago de Irapé. Finalizou agradecendo a participação dos patrocinadores, Cemig e Codemig.
O reitor João Canela encerrou a solenidade falando da “magia da Unimontes com a parceria dos municípios do circuito, apesar de ainda não ter se propagado entre os doze, mas irão participar”. Agradeceu o apoio do prefeito Jéferson Figueiredo e vaticinou a possibilidade de o festival ser internacional, em se tendo criatividade e aliança para isso.
O reitor destacou o “entusiasmo” de Marina Queiroz utilizando-se de uma figura de linguagem: “Quando ela morde a isca, é com vigor; ela possui capacidade veemente de encarar os desafios”. Afirmou que, “apesar das dificuldades”, a Unimontes organizou o festival com a parceria da Prefeitura de Grão Mogol.

Comentários